-
Arquitetos: Aslam Sham Architects
- Área: 539 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Justin Sebastian
-
Fabricantes: Tostem India, Hipzone Automation, Hybec, Kajaria ceramics, Suzuka
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa Escondida. Que essas palavras não pintem uma imagem de uma residência secreta, protegida da vista de todos, pois nada poderia estar mais longe da verdade. Esta é “uma casa que não tenta se misturar; ela quer se destacar do resto, chamar a atenção e receber aqueles olhares da rua”, declaram os arquitetos Aslam Karadan e Sham Salim, do escritório homônimo Aslam.Sham Architects, com sede em Kozhikode. “Ela é assumidamente única em sua forma e pretende capturar a intriga dos transeuntes – exatamente como o cliente queria.” A parte "oculta" do apelido, eles explicam, vem da escala disfarçada da casa: uma casa de três andares que cria a ilusão de ser uma estrutura menor de dois andares.
O briefing do programa era bastante padrão e direto, ou seja, eles queriam uma casa de 5 quartos mais um quarto adicional para ser usado como home theater, uma piscina e outras comodidades padrão. O briefing estético era, no entanto, algo que nós, como arquitetos, amamos e achamos desafiador ao mesmo tempo. O cliente, como mencionado anteriormente, é um empreendedor solo de sucesso e queria construir uma casa que se destacasse desde o primeiro olhar, mas ao mesmo tempo não comprometesse muito as funcionalidades. Recebemos a tarefa de criar algo que fosse fora da caixa, mas não totalmente experimental. Este desejo, combinado com a natureza altamente contornada do terreno, que se inclinava para baixo abruptamente da frente para os fundos, é o que levou à forma / fachada bastante única do edifício e seu nome, a Casa Oculta. A escala da casa permanece em grande parte escondida para um espectador da rua, mas ao mesmo tempo se destaca com sua forma atípica e cria essa curiosidade em suas mentes para saber o que está por trás dessa fachada/forma peculiar.
No que diz respeito à configuração espacial, o zoneamento básico foi feito com base na proximidade da estrada que percorre o limite frontal do terreno. A primeira zona é a pública, que tem visibilidade a partir da rua e acolhe um pátio, bem como o espaço de convívio formal que se destina principalmente aos visitantes/hóspedes. Em seguida, vem a próxima zona, que é a zona semipública, o centro de atividade principal e o que gostaríamos de chamar de alma da casa. Nela, está o lago Koi iluminado, em torno do qual todos os espaços de atividade principal da casa são planejados, a saber: o espaço de estar da família, o espaço de jantar, bem como a cozinha.
E em seguida vem a zona privada, que abriga os quartos, home theater, bem como a piscina que fica na extremidade traseira do local e, portanto, é completamente isolada das pessoas de fora. Além disso, em relação à configuração espacial, é importante entender que o projeto não é feito em um terreno plano, este é um local altamente acidentado, então poderíamos conseguir a diferenciação de zoneamento com os níveis também. No entanto, do quarto principal, uma varanda se abre para a frente da casa, e era um requisito do cliente que houvesse uma conexão entre a entrada principal e o local do quarto principal. O terreno em forma de L tem uma parte que se projeta para fora nos fundos, usada para acomodar a garagem. O caminho de acesso e as áreas de garagem recebem um paisagismo com móveis e estruturas, enquanto a vegetação é inserida no jardim da frente.
A parte mais desafiadora (assim como a mais emocionante) deste projeto foi definitivamente o processo de manipulação deste terreno altamente recortado para obter uma casa com vários níveis, ao mesmo tempo em que buscávamos reduzir o número de subidas que o usuário teria que fazer no dia a dia. Isso foi alcançado a partir da divisão de diferentes zonas em vários níveis. A entrada principal da casa está na zona pública, que fica a apenas alguns degraus do nível térreo à frente, entre o granito maciço das paredes que brincam com o senso de escala para o visitante. Este nível abriga a sala de estar formal, bem como a sala de oração, ambas destinadas principalmente aos visitantes.
A entrada secundária, em arco e localizada na lateral, é a que mais se destina à família, pois dá acesso ao núcleo de atividade principal da casa em apenas um degrau. Está é a zona semipública, que abriga o Koi Pond, a sala de estar da família, a sala de jantar e a cozinha. É a partir deste nível que se dá o acesso aos blocos de quartos que se distribuem em três níveis. Assim, a partir do nível da área comum, é preciso apenas meio andar de subida ou descida para os 2 níveis que possuem 2 quartos cada. O quarto principal, bem como o home theater, está no nível mais alto, com um espaço de estudo e um terraço de serviço em um nível médio entre esses dois níveis. Assim, a casa é dividida em 6-7 níveis no total para acomodar todos os requisitos espaciais dos clientes sem alterar muito os níveis do terreno existente.
Há também um acesso terciário à casa a partir do nível mais baixo, que é o mesmo que o nível da piscina. A entrada se estende até as traseiras do terreno e há um alpendre de onde se pode acessar a casa e dois quartos também neste nível. Este nível é acessível através de uma rampa e os 2 quartos com acesso de carro garantem que a casa seja facilmente acessível para idosos e deficientes. Um poço do elevador foi construído na casa e, portanto, há sempre uma disposição para adicionar um elevador mais tarde para acessar todos os níveis confortavelmente.
O material e a paleta de cores foram decididos principalmente para dar à casa um caráter muito simples, mas sofisticado. Para além dos brancos, das texturas naturais de alvenaria de pedra, madeira e dos pavimentos de pedra natural, os acabamentos múltiplos texturizados como granito, pedras Kota, madeira de deck etc. foram escolhidos para dar caráter a cada espaço e diferenciá-los visualmente sem comprometer a sensação aberta do espaço. A vegetação e vasos em toda a casa também ajudam a criar uma sensação aconchegante e confortável para o usuário. Gostamos de expor o verdadeiro caráter dos materiais em vez de transformá-los outra coisa e, portanto, as lajes de concreto do telhado, bem como as paredes de contenção, recebem texturas de concreto. No entanto, o acabamento é polido nos interiores, e mais áspero no exterior.
A estratégia de iluminação é algo fundamental em todos os nossos projetos. Projetamos para a máxima iluminação natural ao longo do dia, pois acreditamos que proporciona um bem-estar mental para o usuário subconscientemente. Idealmente, queremos que as luzes artificiais sejam usadas apenas quando o sol se pôr. As fortes luzes leste e oeste são impedidas de incidir diretamente sobre a casa, sendo captadas de maneira difusa através de telas com persianas do lado de fora das janelas. À noite, a iluminação ambiente sutil é fornecida nos interiores, proporcionando um conforto ideal para o usuário. Os exteriores, no entanto, recebem uma iluminação um pouco mais dramática para que a estrutura se destaque para um espectador da rua, o que era algo que o cliente desejava.
Para ser honesto, não poderíamos ter encontrado um cliente mais complacente do que esse casal, pois eles foram completamente absorvidos pelo conceito. Apresentamos o projeto e eles mal pediram alterações, exceto os pequenos ajustes no interior. Este projeto é um dos exemplos perfeitos do quanto o produto final pode ser elevado quando arquitetos e clientes estão em sintonia. Então, foi mais como um sonho que todos nós vimos juntos. Seria extremamente difícil escolher um local como o favorito, mas se tivéssemos que escolher um, seria o principal núcleo de atividade da casa que abriga todos os espaços comuns ao redor do Lago Koi iluminado.
O deck ao ar livre da sala de jantar com vista para a área da piscina abaixo é outro favorito. O cliente, que como já referi, é empresário e passa a maior parte do tempo em casa, já que o seu trabalho é online, diz-nos que adora passar o tempo nesta casa, e que vai encontrando novos recantos e sensações a cada espaço todo dia, a ponto de detestar ter que sair ocasionalmente para reuniões relacionadas ao trabalho. A maioria dos móveis é personalizada de acordo com o espaço e o tema do design da casa, exceto alguns móveis soltos e outras peças que foram adquiridas pelos clientes e arquitetos ao longo de zilhões de visitas a showrooms.