-
Arquitetos: aste arquitectura
- Área: 127 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:José Campos, Ana Isabel Costa e Silva
-
Fabricantes: AutoDesk, GRAPHISOFT
Descrição enviada pela equipe de projeto. A casa construída nos primeiros anos do século XX, num terreno muito comprido e estreito, era composta por dois volumes. No volume principal localizava-se a entrada principal da casa e num volume anexo, mais baixo, localizava-se a cozinha. Esta construção apresentava algumas patologias, de fácil resolução, nomeadamente na estrutura da cobertura.
Contudo, a família pretendia reabilitar a casa dos avós com um programa de maior exigência relativamente àquela encontrada. Pretendia-se, sobretudo, ter um espaço de convívio que pudesse usufruir do espaço exterior a sul, ainda agrícola e muito bonito.
Por conseguinte, alterou-se o princípio de organização interior existente, mantendo apenas a entrada principal da casa.
Assim, a norte, a par da entrada, outrora a sala, localiza-se o quarto do casal. O espaço da cozinha (com entrada independente e com acesso direto, a sul, ao lote) foi substituído pela casa de banho, fechando a porta de entrada, e a lavandaria, com acesso direto ao exterior, mantendo a existente.
A sul colocou-se o espaço de convívio e a cozinha, desenhando um novo vão que rompe com as proporções habituais dos vãos das casas construídas com alvenaria de pedra. Para isso, foi necessário construir uma viga de betão armado. Aproveitando essa necessidade estrutural, decidiu-se fazer uma viga lintel à volta da casa, aumentando 35 cm a cércea antiga. Com esta introdução estrutural, foi possível alterar a estrutura da cobertura, simplificando-a, permitindo a localização de um quarto nas águas furtadas.
Alguns detalhes foram desenhados para que esta alteração ficasse, subtilmente, visível tanto pelo exterior como pelo interior.
Pelo exterior, o desenho das peças de madeira que fazem a estrutura da cobertura, parecem não tocar nas paredes exteriores, mostrando que se trata de um elemento feito à posteriori. Por outro lado, pelo interior, a viga lintel na sua relação com a alvenaria de pedra é deixada à vista, tendo sida pintada apenas.