-
Arquitetos: Studio McW
- Área: 101 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Lorenzo Zandri
-
Fabricantes: Clayworks, Karven Roest , Piet Boon , Tala, Watermark Collection
Descrição enviada pela equipe de projeto. O Studio McW concluiu a revitalização de um armazém em East London convertido para abrigar os ativistas climáticos e cineastas, Jack Harries e Alice Aedy. Disposto em dois andares, o espaço de trabalho foi projetado para equilibrar perfeitamente descanso e relaxamento com as operações movimentadas da empresa de mídias de Harries e Aedy, a Earthrise.
Nessa fábrica de calçados histórica, originalmente construída em 1924, o Studio McW adotou uma abordagem leve para aprimorar as características originais dos edifícios, incluindo grandes janelas, treliças de aço, vigas de concreto aparente e um telhado inclinado de altura dupla com aberturas no alto.
Harries e Aedy instruíram os arquitetos a equilibrar o aspecto histórico do edifício com uma nova paleta natural para os interiores, melhorando o fluxo espacial e incorporando muitos depósitos. O casal queria um espaço flexível para receber amigos, organizar jantares, eventos de trabalho, sessões de fotos, gravar podcasts e sediar reuniões semanais de equipe.
O Studio McW redesenhou o nível de entrada, abrindo sala anteriormente dividida e o vestiário para criar uma grande abertura que atraí luz natural através da nova parede interna envidraçada voltada para o banheiro e espaços de serviço.
Escadas de madeira recuperadas levam a um espaço de estar em planta livre. Os arquitetos eliminaram o labirinto de salas redundantes aumentando a sensação de amplitude. A planta baixa era restringida por uma grande e extinta porta de concreto que criava um gargalo em frente ao parapeito. O Studio McW removeu esse impedimento e reorganizou o layout, deslocando a cozinha para a parte posterior, criando zonas flexíveis e distintas para trabalho, descanso e refeições.
O Studio McW utilizou ainda carpintaria personalizada feita em carvalho e concreto moldado in situ para os espaços internos. A grande ilha de concreto permanece firme na cozinha, servindo também de banco de jantar.
Um longo aparador de concreto com armários e prateleiras de carvalho percorre toda a extensão da fachada sul; um recurso multiuso que oferece assentos, ao mesmo tempo em que armazena e exibe a coleção de arte, fotografia, câmeras e outros tesouros de Harries e Aedy coletados durante as extensas viagens internacionais do casal. Grande parte das obras de arte e estampas que decoram os interiores foram criadas pelos amigos dos casais, cada peça imbuí o espaço com uma forte narrativa de amizade, criatividade e paixão.
Fiel à abordagem do Studio McW, a Earthrise é finalizada com paredes de argila fosca que absorvem toxinas unificando os dois níveis, e um parapeito de aço macio preto personalizado permitindo que a luz permeie o pavimento abaixo.