-
Arquitetos: Schuster Pechtold Schmidt Architekten
- Área: 9500 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Felix Meyer
-
Fabricantes: Fural, Heidelberger Beton (Heidelberg Cement), Nora, Pollmeier, RAICO, Schörghuber, Schüco, Steico, Topakustik Acoustic Wall Panel, Warema
Nachhaltige Chemie, o novo edifício para pesquisa e educação em química sustentável expande o centro de ciências Technische Universität Münchens Campus Straubing, formando a entrada norte do campus. O edifício alongado de três andares foi implantado paralelamente ao cais, atrás do muro de contenção e dentro da zona de inundação do rio Donau, por isso, elevado em pilares a 3 metros acima do solo.
A entrada é marcada por um deck elevado no primeiro nível que abrange a maior parte do edifício na altura do muro de contenção. A partir daqui, o acesso é feito pelo hall central, uma composição de três andares de galerias e escadas abertas. Este nexo comunicativo organiza o edifício nas alas oeste e leste. Um auditório, que se projeta da estrutura principal em direção às margens do rio, acentua ainda mais a edificação.
Enquanto o primeiro andar elevado contém principalmente funções educacionais, os andares superiores contêm escritórios, laboratórios de pesquisa e espaços técnicos de engenharia. No primeiro andar, o grande auditório divisível está posicionado em direção ao rio Donau. A parte sudoeste do primeiro andar é ocupada por um refeitório para estudantes e professores com uma área de estar ao ar livre perto da entrada principal. Espaços para palestras e seminários de diferentes abrangências são organizados na parte oeste do edifício. Laboratórios educacionais, um segundo auditório menor, bem como escritórios administrativos estão localizados na parte leste.
A porção leste do segundo andar contém ainda laboratórios de pesquisa planejados como unidades flexíveis e todos os laboratórios estão voltados para o exterior. A parte oeste do segundo andar, por outro lado, contém as entradas superiores para o grande auditório divisível. Escritórios, salões, salas de conferências e outros espaços de funcionários estão situados no segundo e terceiro andares e estão agrupados em torno de um pátio. Abaixo do primeiro nível e do deck do edifício, há uma área de estacionamento que deve ser desobstruída durante possíveis inundações.
Madeira, vidro e concreto conferem distinção às fachadas dos edifícios. A maioria dos materiais de construção foram adquiridos de forma sustentável. As paredes exteriores longitudinais foram construídas em caixilhos de madeira e as paredes leste e oeste são em concreto isolante monolítico. A cobertura parcialmente vegetada contém painéis fotovoltaicos voltados para o sul.