-
Arquitetos: TEMAarchitects
- Área: 180 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Tristan Salim
-
Fabricantes: Astral by Allure Industries, Mowilex, Niro granite, Philips, Toto, Venus Tiles
Descrição enviada pela equipe de projeto. MEcasa é uma casa de dois andares para dois introvertidos em Surabaya, Indonésia. O objetivo da casa é criar uma residência isolada para o proprietário, enquanto promove a oportunidade de desfrutar da natureza no ambiente urbano. No que parece ser uma fortaleza escondida do exterior, um verde exuberante preenche a maior parte da área do pátio interior vivo desta casa. Situada num denso aglomerado residencial no leste de Surabaya, esta residência voltada para o nascente foi concebida sem aberturas visíveis para a rua. Cobogós e espaços verdes foram estrategicamente colocados em frente das casas para filtrar a luz e minimizar a visibilidade da mesma, permitindo também a climatização passiva através dos ventos direcionados para o interior da casa. A orientação principal dos espaços e divisões desta residência foi concebida para se concentrar no pátio interno.
O escritório é disposto na parte da frente da casa para dar mais privacidade ao espaço de habitação, deixando uma largura de 1,2 metros para a porta principal, que também funciona como a circulação principal do fluxo de ar para o espaço de estar no térreo. A porta principal está aberta a maior parte do tempo, uma vez que é cuidadosamente colocada e concebida para não ter acesso direto ao espaço de habitação principal. Uma sala de estar em planta livre com aberturas acessíveis no lado sul da casa. Está disposta de forma a garantir que a ventilação cruzada e a luz natural penetrem na área de estar e no pátio durante todo o dia. A sala de estar no térreo foi concebida para abrigar uma série de elementos naturais e acolhedores, como os de uma cabana. Foi concebida para dar uma sensação calma, como uma espécie de retiro permanente ao proprietário da casa.
A área funcional desta casa é concebida para ser compacta e acessível para o casal viver. Com armazenamento oculto e armários embutidos para maximizar o espaço limitado de habitação. Passando ao segundo andar, encontramos uma escada com clarabóia e vigas de madeira em um jogo de luz de sombra durante todo o ano. Foi concebida ao longo da orientação leste-oeste para tirar partido dos movimentos do Sol, dando à casa uma sensação diferente durante todo o ano. Os quartos no segundo andar foram concebidos com tetos altos para desenvolvimento futuro, considerando a possibilidade de ter um mezanino para funções e armazenamento adicionais.