-
Arquitetos: GOAA - Gusmão Otero Arquitetos Associados
- Área: 9300 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Rafaela Netto, Manuel Sá, GOAA
Descrição enviada pela equipe de projeto. O escritório GOAA - Gusmão Otero Arquitetos Associados é responsável pela arquitetura do novo Campus do Colégio Pequeno Príncipe, em Ribeirão Preto, interior de São Paulo, com execução realizada pela IT'S Informov. A nova unidade, em uma área de 20 mil m², foi projetada para aliar a já reconhecida pedagogia humanizada da instituição às possibilidades que o terreno propiciava.
Dividido em quatro blocos (um para cada ciclo escolar e outro prédio dedicado a atividades coletivas), o programa de 9.500 m² tira máximo proveito da geografia do terreno. Com leve declive em direção ao Oeste, os edifícios independentes foram posicionados de forma a minimizar os movimentos de terra e aproveitar as diferentes cotas de inserção das construções para criar espaços externos autônomos, incluindo uma grande praça central com escala para receber toda a comunidade escolar. O conjunto das áreas compartilhadas ainda conta com pista de atletismo, quadra à céu aberto e quadra de areia.
A integração dos edifícios com as áreas externas e a natureza foi um dos pilares do projeto, reforçando a vontade de se criar edifícios abertos e permeáveis. O paisagismo conta com mais de 250 novas árvores plantadas e seu projeto dá continuidade aos espaços internos de cada bloco.
Para resultar em uma estrutura equilibrada e de execução ágil e limpa, além de econômica, o modo de projetar foi fundamentado em uma modulação que percorre todo o campus, o que dá unidade ao conjunto. A estrutura dos blocos foi construída em concreto armado, com pilares e vigas moldados in loco, e lajes pré-fabricadas. A materialidade construtiva é exposta, assim como as instalações elétricas e hidráulicas.
Brises e sheds, responsáveis pela proteção solar e de ventilação, respectivamente, estão presentes em cada bloco. Estes dispositivos também são os pontos de cor do campus: azul para os brises verticais e horizontais em steelframe, e terracota para o brise inclinado em telha ondulada perfurada. Os sheds e coberturas metálicas têm estrutura de aço pintada de verde.
Para além do método construtivo modular, que gera menos entulho, e a rica área verde, o novo Campus do Colégio Pequeno Príncipe conta com solução energética sustentável. Painéis solares foram instalados, sendo responsáveis por 50% da energia do conjunto. A previsão é que, nos próximos anos, mais painéis sejam instalados para tornar a escola 100% autônoma do ponto de vista energético.