-
Arquitetos: Boltshauser Architekten
- Área: 17 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Kuster Frey
Descrição enviada pela equipe de projeto. Edifícios comerciais e industriais são características no bairro "Äussere Lorzenallmend", onde este projeto foi desenvolvido. Duas fases de construção estão previstas. Na primeira, um volume idiossincrático, em forma de pente, com três pavimentos, foi projetado e será posteriormente aprimorado com uma torre na rua Choller. Uma ampla rampa de acesso que leva a um platô direciona o usuário ao novo edifício. Às duas alas do volume delimitam o espaço de entrada.
O edifício, que abriga no subsolo o data center de uma das maiores empresas de rede de cabos da Suíça, concentra-se no projeto econômico, funcional e sustentável. O posicionamento de diversos elementos fotovoltaicos na fachada e na cobertura foi especialmente importante para o cliente. A separação dos componentes e a visibilidade de todas as instalações definiram ainda mais as escolhas do projeto.
A estrutura do edifício, um sistema de laje e pilares com núcleos de enrijecimento, permite grande flexibilidade no uso e caracteriza a aparência da nova edificação. As fachadas são projetadas de forma diferente, de acordo com sua orientação. Os preenchimentos em bloco de vidro nos peitoris e os elementos fotovoltaicos nos guarda-corpos remetem ao caráter industrial do ambiente.
O sistema de blocos de vidro compacto funciona de forma semelhante ao vidro isolante e invoca uma sensação de translucidez tanto no interior como no exterior. Em referência ao padrão de nervuras dos blocos de vidro, os elementos do parapeito fotovoltaico foram projetados com vidro com textura horizontal. Isto resulta em um fino relevo que abrange a fachada dependendo da orientação, já que os blocos de vidro, o parapeito e os elementos do peitoril, assim como a estrutura vertical da fachada, estão em diferentes níveis. Os desenhos das fachadas frontais também variam.
Os edifícios são organizados de forma pragmática. Além do centro de informática, há um número considerável de vagas de estacionamento no subsolo, que também atendem à fábrica adjacente. Um centro de atendimento ao cliente está localizado no pavimento térreo e é acessível através de um átrio iluminado por luz zenital. Ele serve como um elemento central no edifício e dá acesso aos pavimentos superiores através de uma escada escultórica em espiral. Os espaços de escritórios foram organizados racionalmente, localizados nos pavimentos superiores que podem ser subdivididos de forma flexível. A modularidade das plantas baixas permite que o inquilino ajuste o layout do edifício às suas necessidades.
Graças aos parapeitos e sistemas fotovoltaicos na cobertura, bem como ao uso reduzido de materiais, o edifício é altamente eficiente em termos energéticos, conforme as diretrizes da Minergie.