-
Arquitetos: JYA-RCHITECTS
- Área: 299 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Hwang Hyochel
-
Fabricantes: Chung-nam Stone, Gong-gan Aluminum Window, Jang-In Brick
Descrição enviada pela equipe de projeto. Seongsu-dong começou a se transformar lentamente no início dos anos 2000 com a abertura da Seoul Forest, e a redescoberta de seus valores e manutenção do antigo bairro. Para abrigar a crescente população de Seul nos anos 80 e 90, foram criadas residências com várias unidades e diversas famílias, com o maior número possível de pessoas por unidade. Como resultado, foi configurada uma composição tridimensional, que vai do subsolo ao semi-subsolo e chega ao nível do solo. Por um lado, pode parecer rude, mas, por outro, tornou a paisagem horizontal interessante e multidimensional.
A escala da paisagem urbana criada a partir das estreitas ruas, apenas o suficiente para um carro passar, e o exterior de tijolos vermelhos comumente usados na época deu às pessoas uma sensação de familiaridade, conforto e emoção. Essa se tornou a identidade de Seongsu-dong. O visual clássico do bairro está se tornando mais atraente à medida que várias ideias, projetos e programas são adicionados. Embora algumas pessoas estejam preocupadas com a supercomercialização da área, o foco deve ser em como manter a identidade do bairro e coexistir dentro da própria expansão.
O projeto começou a partir dessa perspectiva. A questão é como uma velha casa multifamiliar pode ser transformada em um espaço comercial, mantendo a identidade da área e das ruas, e coexistindo confortavelmente com os edifícios residenciais vizinhos.
Existem duas abordagens principais para esses desafios: a janela e o exterior. Grandes janelas e vidros eram necessários para alcançar uma sensação de abertura no interior do edifício comercial. Entretanto, tal projeto inevitavelmente causaria desconforto entre o usuário e os vizinhos. Portanto, a estratégia foi usar uma dupla pele externa para criar um interior transparente e aberto, enquanto a camada externa preserva a privacidade. Duas necessidades funcionais diferentes de bloquear a vista dos vizinhos e, ao mesmo tempo, permitir a abertura para o céu foram atendidas usando formas curvas. Tais formas tornaram-se fatores diferenciados na imagem global do edifício, enquanto satisfazem as suas necessidades funcionais.
Naturalmente, o tijolo vermelho foi escolhido para o exterior porque é um material característico de Seongsu-dong, e a legislação impõe seu uso. Entretanto, considerando a escala dos edifícios em Seongsu-dong, a massa total do edifício foi dividida de modo que a escala visual sentida através das superfícies curvas combinadas com o método de empilhamento apenas de tijolos não excederia um pavimento. Haviam desafios físicos e preocupações na criação de superfícies curvas com tijolos. Além disso, a tarefa foi estruturalmente difícil porque as paredes foram separadas ao meio, forçando a carga dos tijolos a ser suspensa através de uma estrutura independente em vez de ser apoiada diretamente na fundação. Um método de construção a seco utilizando tijolos foi usado para criar as superfícies curvas, e barras redondas foram configuradas conforme o ângulo através de simulação 3D para tratamento da curvatura antes da construção prosseguir. No entanto, erros surgiram apesar das precauções, exigindo muito trabalho dos empreiteiros para concluir a obra.
Para uma utilização eficiente da planta do edifício comercial, a escada foi deslocada e o espaço principal foi modificado para ser adaptado as paredes curvas. O projeto de toda estrutura de vidro, terraços ou vistas foi implementado adjacente às paredes curvas para uma sensação de abertura e privacidade no interior, que não é visível do exterior. Após a conclusão do edifício, todos os pavimentos foram ocupados e deram mais vida ao edifício vermelho. Um projeto que respeita a identidade do bairro foi adotado e o edifício foi preenchido com programas que trazem uma nova vitalidade, onde as pessoas entram e saem, como originalmente pretendido.