-
Arquitetos: Daniel Zahoul, Trema Arquitetura
- Área: 62 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Renata Zambello
-
Fabricantes: Colormix, Himawari8 arquitetura e marcenaria, Labmobili, REKA, Tecnobeton
Descrição enviada pela equipe de projeto. Com o objetivo de liberar a maior área possível para uma ocupação livre e desimpedida, o princípio básico do projeto consiste em utilizar os limites do apartamento como suporte para todas as atividades básicas do morar. Desta forma, as paredes do apartamento são ocupadas com sistemas de prateleiras e bancadas, amparando atividades como cozinhar, trabalhar e armazenar.
Para os suportes, diferentes superfícies foram selecionadas para servir aos usos necessários, variam entre compensados sustentados por cremalheiras, madeira teca sarrafeada e pedra. O sistema de cremalheiras funciona como um grid que possibilita novos arranjos em alturas e posições, e é feito por um sistema típico encontrado no mercado.
Um piso único em todo o apartamento reforça a integração e dilui hierarquias de uso entre os ambientes. Buscando uma obra econômica e com pouca geração de resíduos, pontos hidráulicos e elétricos foram mantidos, portas e armários foram reformados recebendo pinturas e ferragens novas. Como grande operação, apenas a remoção da parede divisória entre sala e cozinha, que cria um ambiente único que é iluminado e ventilado por todas as aberturas do apartamento.