-
Arquitetos: Arqueha, Miguel Arraiz
- Área: 350 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:David Zarzoso, BRAVA
-
Fabricantes: Iguzzinni, Inalco, Wandegar
Descrição enviada pela equipe de projeto. Miguel Arraiz explica que o projeto foi concebido como um presente para o hoje e o amanhã de Valência. A arquitetura e o design de Àgora València estão imersos nos materiais e na produção artesanal tradicional do território valenciano, além de enaltecer as suas raízes para aproveitar uma oportunidade única de aproximar a arquitetura e a sua transversalidade aos cidadãos, empresas e instituições. Os materiais e sistemas de produção utilizados permitem o formato modular e a capacidade de ser desmontável do pavilhão, constituindo um firme compromisso com a circularidade dos recursos e seu ciclo de vida.
Com uma área de 350 metros quadrados, este pavilhão modular conta a história do renomado design das margens do Mediterrâneo, de materiais decorrentes da inovação em cerâmicas e de tradições como o trabalho de Manolo Garcia com esculturas de varetas.
Àgora València consiste em uma estrutura com dimensões em planta de 24 por 10 metros e uma altura de 9 metros. O edifício é revestido com uma pele desenvolvida pelas empresas Inalco e Wandegar a partir de peças de MDi colocados perpendicularmente na fachada para filtrar a luz com o passar das horas. Na verdade, a luz tem sido tratada como apenas mais um material de construção e outros elementos, como o deck superior com grande valor estético, também contribuem para isso. A peça de suporte que cobre o pavilhão é feita por Manolo García, mestre carpinteiro e artista que retorna à praça onde exibiu suas criações tantas vezes. Este elemento simula as ondas do Mar Mediterrâneo em referência à cidade como ponto histórico de união entre diferentes culturas.
A assinatura Inalco está presente na fachada e no teto, projetados com MDi da coleção Silk White. MDi (Minerals, Design, Innovation) é uma superfície inovadora, desenvolvida com os mais puros minerais, que permite que corpo e superfície apresentem total continuidade estética. O MDi é um produto sustentável, pois é formulado com 50% de material reciclado de processo próprio. Da mesma forma, sua tecnologia única em seu setor em todo o mundo economiza 70% de água e evita o uso de solventes.
Wandegar, empresa de engenharia de aplicações técnicas e inovadoras para coberturas cerâmicas, encarou o projeto Àgora València como um verdadeiro desafio, para o qual concebeu uma solução que se destaca pela sua simplicidade e leveza sem comprometer a segurança ou a modularidade do formato.
O estúdio Arqueha, coordenador do Plano Zero para a transição climática de três bairros da cidade de Valência, foi o responsável pelo desenvolvimento técnico do projeto, aplicando parâmetros de pré-fabricação e sustentabilidade. Com o uso de ferramentas BIM, juntamente com o desenho paramétrico, todos os componentes da edificação foram resolvidos de forma industrializada, tornando única cada uma das esquadrias que suportam as lâminas, pré-fabricadas e desmontáveis.
O estúdio criativo Radiante, por sua vez, se encarregou de instalar o sistema de iluminação artística e imersiva que transforma o pavilhão em um grande farol todas as noites, como símbolo do orgulho da cidade de Valência por ser a Capital Mundial do Desenho Industrial.
Àgora Valência é também um espaço que segue estratégias de conforto térmico. Seu projeto leva em consideração variáveis climáticas como circulação de ar e radiação solar e influencia diretamente na melhora da sensação de conforto em relação ao restante da praça. A proteção solar formada pela pele de lâminas verticais consegue reduzir a quantidade de radiação solar proveniente de leste e oeste, enquanto o telhado de madeira atua de forma semelhante com a luz vinda do sul, sempre garantindo a ventilação natural do edifício. A proteção solar aliada a ventilação natural consegue baixar a temperatura no interior do pavilhão em até 10 graus em relação a qualquer outro ponto da praça, e tudo isso sem uso de energia, com 0 emissões de CO2.
Por que Valência precisava de um pavilhão?
Seguindo os passos dos pavilhões que outras capitais mundiais do design como Helsinki (2012) ou Taipei (2016) construíram como coração de seu programa, onde o design pode ser visto e experimentado, València aproveitou a oportunidade para trazer design e a sua transversalidade mais próxima dos cidadãos, empresas e instituições do seu próprio espaço.
A cidade de Valência como a conhecemos é fruto de mais de um século de projetos. Projetos urbanos, arquitetônicos, artísticos, de produtos, de interiores e gráficos que permitiram à cidade conquistar o seu lugar como cidade global do design. Espera-se que Àgora València seja o ponto de encontro da sociedade, do turismo, das pessoas valencianas e que incentive todos a participar e descobrir o que significa ser a capital do design. Um lugar para tomar consciência da presença do design na vida cotidiana, seu papel no modelo de cidade desejado e sua importância na projeção da indústria e economia valencianas no futuro.
Desde a designação oficial pela World Design Organization, València sabia que deveria ter, não apenas um espaço central para informar sobre a programação da World Design Capital 2022, mas também um ponto de encontro que a conectasse com as pessoas. Por isso, imaginou-se um lugar no coração da cidade onde se pudesse contar a história do design valenciano, que é a da sua indústria, a do artesanato e a da estruturação de todo um território e fazê-lo com um futuro para a sustentabilidade e materiais. Àgora València torna-se um novo edifício para admirar e desfrutar na Plaza del Ayuntamiento, uma construção que inclui algumas das características da identidade valenciana e as reflete em sua arquitetura. Um edifício que fala da indústria valenciana através da sua cerâmica e das ondas do mar através do seu telhado, que é, por sua vez, uma homenagem às Fallas (festa tradicional local semelhante ao carnaval que ocorre todo 19 de março).
Programa próprio de atividades abertas a todos os públicos
A concepção de Àgora València como o centro nevrálgico estratégico do programa València World Design Capital 2022 busca o objetivo de reforçar o alcance dos inúmeros projetos, exposições, palestras e reuniões que acontecem todos os dias em todos os cantos da cidade. Desta forma, é um ponto de encontro a partir do qual locais e visitantes podem desfrutar do design valenciano e conhecer de perto profissionais, entidades, instituições e empresas enraizadas na cultura da criatividade e inovação.
Este espaço é um ponto central onde pode conhecer o programa Valencia World Design Capital 2022 e, ao mesmo tempo, um ponto de transmissão e troca de ideias, um fórum aberto para mesas redondas, conferências e apresentações sobre design, bem como para as oficinas educativas e encontros sociais e profissionais.
O programa apresenta dias de debate sobre como o design melhora a vida das pessoas que reúnem especialistas e cidadãos que querem participar. Também oferece encontros para refletir sobre a transversalidade do design em áreas tão díspares como o urbanismo, a ecologia, a projeção internacional, a imagem da cidade, o crescimento sustentável ou a internacionalização; e incorpora colaborações com outras entidades líderes do setor.
Destacam-se os encontros "Diseño y ciudad", que se realizam no dia 22 de cada mês a partir de julho, quando Àgora Valência se torna um elo entre cidadãos, instituições e profissionais para discutir como o design melhora a vida das pessoas.
Por outro lado, a programação do Àgora inclui uma atividade contínua para crianças com oficinas infantis para famílias aos fins de semana, bem como apresentações musicais e artísticas. O Àgora é, por sua vez, um espaço de valorização da criatividade valenciana, através de encontros com a comunicação social, programas de rádio ao vivo, apresentações profissionais ou encontros mais descontraídos.