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Arquitetos: Studio Varanda
- Área: 100 m²
- Ano: 2021
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Fotografias:Júlia Tótoli
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Fabricantes: Carminati tapetes, Felipe Zorzeto Design, Líder Interiores, Marcenaria Baraúna, ShopShop
Descrição enviada pela equipe de projeto. Maracujá Mixed é uma multimarcas de roupas e acessórios femininos localizada no Plano Piloto de Brasília, mais especificamente na Asa Sul, no comércio local da quadra 112. Maracujá Mixed nasceu há 20 anos e, por isso, o objetivo desse projeto era de renovar a loja.
O projeto deveria ser transformador e ao mesmo tempo, manter o conceito original da marca. Foram pedidos da cliente que a loja fosse bem iluminada, com cores claras e neutras. A decoração da loja também deveria ser descontraída, elegante e sofisticada.
Além das solicitações feitas pela empresária, o maior desafio foi o tempo. A obra precisava ser concluída em um período curto. E esse fator influenciou completamente nas propostas e escolhas de projeto.
A base arquitetônica deste projeto é livre de excessos e com cores neutras e claras, para trazer a estética “clean” e dar destaque aos produtos.
As paredes brancas e o piso vinilíco em tom de areia, remetem à areia da praia e contribuem com a atmosfera “fresh” desejada. O fator decisivo para a escolha do piso vinílico foi o desejo de proporcionar o conforto do toque. Assim, ao trocar de roupa, a cliente não teria de pisar em um “piso frio”. Além disso, o piso vinílico foi um grande aliado por permitir a rápida instalação.
A relação das funcionárias e da proprietária da Maracujá Mixed com as clientes é de muita proximidade, então era de grande importância que a loja fosse aconchegante e proporcionasse às clientes o desejo de permanecer na loja. Para isso, foi pensado um espaço destinado ao estar, que pudesse ser o ponto de encontro das amigas.
A marcenaria é um grande destaque deste projeto e para a execução ser mais rápida, foi tomada a decisão acertada de desenvolver toda a marcenaria solta e móvel. Além de proporcionar a leveza e flexibilidade ao layout da loja, a execução do mobiliário solto teve início de maneira simultânea ao início da obra, uma vez que não havia a necessidade de fazer medições in-loco para dar início à produção da marcenaria.
Uma característica marcante na decoração da loja é a ausência de quinas. Os formatos orgânicos foram explorados na vitrine, nos tótens de exposição de produtos e nas molduras das paredes. Isso porque acredita-se que os formatos arredondados trazem maior sensação de movimento e leveza estética.
As curvas presentes no mobiliário favorecem o percurso das clientes pelos ambientes da loja. O acabamento em lâmina natural de madeira carvalho, por ser um material natural nobre, proporciona elegância e em composição com o piso e paredes claras, traz aconchego.