-
Arquitetos: Frank Salama Atelier d`Architecture
- Área: 270 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Hervé Abadie
-
Fabricantes: Bazar de l'éléctricité, Cinna, Duravit, Foscarini, JUNG, M Design, PMC Marbrerie, Tectona, Tectona, Wever & Ducre
Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta propriedade está localizada no Parque Natural Vexin, perto de Paris e de vilas famosas como Giverny, La Roche Guyon e Villarceaux. Atendendo ao escrutínio arquitetônico específico e às regras de conservação do Parque, a ideia foi replicar o espírito das edificações locais.
Desde a rua, o o volume parece remeter à uma histórica casa de pedra, cuja forma foi modernizada com longos vidros horizontais. A fachada frontal é composta por dois muros, também em pedra, que trabalham juntos através de um efeito de tesoura: um segue a inclinação da rua, enquanto o outro é horizontal. O espaço ao ar livre no meio conecta os 2 níveis com uma escada.
O programa é composto por um estúdio independente, com acesso pela parte inferior, e uma casa cuja entrada se situa no nível superior. Projetada em um andar principal, a residência é adequada para pessoas com mobilidade reduzida. A sua planta combina duas alas formando um "L", unidas por uma galeria envidraçada. Essa simplicidade mascara detalhes sofisticados: pedras Vexin, telhas planas, pintura branca e carvalho, todos os materiais de construção tradicionais locais, misturados com pedra Massangis e vidro.
Uma ala contém os quartos e banheiros sob um telhado inclinado; já a outra, oculta desde rua, tem cobertura plana e contém a sala de jantar, a cozinha e a sala de estar. Com vista para a encosta, a casa abre-se a um ambiente verde para viver em harmonia com as estações do ano.
Orientada ao sul e oeste, bem isolada e energeticamente eficiente, a casa tem aquecimento de piso em todos os ambientes, além de uma lareira.