-
Arquitetos: Koschuch Architects
- Área: 7500 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Bart van Hoek
-
Fabricantes: Aberson, Drain Products / Permavoid, Hermeta, Isovision, Permavoid / Permavoid, Reynaers Aluminium, Sto
Descrição enviada pela equipe de projeto. Foi na zona oeste de Amsterdã, mais precisamente na Gerrit Mannourystraat, que o atelier de arquitetura Koschuch Architects projetou dois edifícios residenciais robustos. Uma das estratégias foi desenhar uma fachada estrutural e, dessa forma, permitir uma maior flexibilidade no desenho da planta a longo prazo (‘Open Building’). Placas fotovoltaicas são instaladas nos telhados verdes, a água da chuva é coletada e a água do chuveiro é filtrada para irrigar as plantas nas varandas (‘Smart Roof’). Ambições de alta sustentabilidade no que diz respeito à adaptabilidade a longo prazo dos edifícios, redução geral de CO2, uso cuidadoso da água e amor ao detalhe são os pilares deste projeto pioneiro, tendo em conta que neste projecto os investimentos já foram feitos e pensados para que estes edificios tenham uma longa viabilidade.
Open Building. Este ambiente exigia dois edifícios urbanos, robustos, com um desenho claro e racional. A robustez dos edifícios não se reflete apenas na estrutura quadriculada da fachada mas também no princípio de 'Open Building', no qual a fachada é tambem o suporte estrutural dos edifícios. Desta forma, as plantas ficam livres e independentes da parte construtiva, permitindo aos edifícios poderem ser adaptados a longo prazo e, portanto, muito orientados para o futuro. Cada apartamento foi projetado com alto padrão de qualidade, com janelas generosas e uma varanda “verde” que é automaticamente regada por um sistema de cobertura inteligente. Os dois últimos andares de cada edifício consistem em penthouses espaçosas de pé-direito duplo com amplas vistas panorâmicas.
Cobertura Inteligente. Além de um edifício que pode ser organizado de forma flexível, Mannoury é um edifício neutro em CO2 com uma missão: mostrar como podemos tornar as nossas cidades mais frescas, mais sustentáveis e mais habitáveis com telhados inteligentes e inovadores. Esta cobertura inovadora, inteligente e verde combina plantas, captação de água da chuva, painéis solares e reaproveitamento da água filtrada dos chuveiros. As plantas foram cuidadosamente selecionadas, contribuindo assim para a biodiversidade. Graças ao telhado inteligente, a pegada de CO2 dos edificios foi reduzida. Além disso, haverá compensação pelo CO2 produzido durante a construção que será compensado durante o uso do edifício nos próximos 75 anos.
Projeto Fotossíntese. O cliente, Aedes, optou por englobar Mannoury como parte de um estudo que pode demonstrar que os telhados verde e azul, nos quais a água da chuva é coletada e armazenada para posterior irrigação das plantas, são mais capazes de reduzir a temperatura ambiente comparando com as coberturas verdes convencionais e, simultaneamente, contribuir com uma maior biodiversidade de flora e fauna que se vai desenvolvendo no telhado. Neste estudo, chamado de Projeto Fotossíntese, uma sub-estrutura permavoid verde e azul é usada apenas na cobertura de um dos edifícios como base para o sistema fotovoltaico. A cobertura do outro edificio será equipada com o sistema fotovoltaico convencional aplicado em cima de uma cobertura normal. Desta forma, o projeto oferece a oportunidade de realizar pesquisas científicas sobre o efeito real de resfriamento das plantas no sistema fotovoltaico.