-
Arquitetos: Arnau estudi d'arquitectura
- Ano: 2022
-
Fotografias:Marc Torra_fragments.cat
Descrição enviada pela equipe de projeto. Quando um único terreno tem a árdua tarefa de resolver a dualidade dos alinhamentos do traçado urbano, uma casa a ser construída ali era só o que faltava! Bem, sim, este foi o pedido: "Segure minha bebida...".
Entre duas ruas que começam juntas para se afastar em distância e altura, absorvendo os restos de uma pequena casa entre empenas, temos que construir uma casa para uma nova família. As regulamentações são livres: escolhemos nos tornar o nó que liga a complexidade dos elementos, ruas e formas que convergem nesta parte densa do tecido urbano.
O duplo alinhamento das vias a serem seguidos permite quebrar a volumetria rígida de um edifício entre empenas em duas partes: o jardim e a casa. E a diferença de altura entre as duas ruas permite o suporte limpo de um volume sobre o outro enquanto o acesso a partir da rua é resolvido abaixo da casa.
A força escultural do concreto domina este campo de batalha: uma materialidade de permanência para um espaço de transição. Contraditória? Necessária? Ou, simplesmente, uma ampliação como qualquer outra.