-
Arquitetos: Marion Architecture
- Área: 141 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Garcês
-
Fabricantes: Cosentino, Light & Store, MARAZZI, Meireles, Robbialac, Roca, Saint-Gobain, Sklum, Warmup, Yeda
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Biscuit Factory foi o desafio pessoal de transformar uma antiga fábrica de cones de gelado num loft singular na cidade de Lisboa, Portugal. Foi projetado e executado pela arquiteta francesa Marion Gouges com o objetivo de mostrar que é possível, acessível e desejável converter um imóvel comercial num apartamento residencial.
Nos arredores da cidade de Lisboa muitos imóveis comerciais estão desocupados e sem uso há diversos anos. Ao mesmo tempo, o mercado imobiliário está a tornar-se cada vez mais competitivo, sendo cada vez mais difícil para a família média encontrar um apartamento a um preço acessível. Uma vez que este tipo de espaços são abundantes, representam uma oportunidade de habitação de alta qualidade para as famílias.
A pandemia obrigou à reorganização das nossas vidas e da relação com as nossas casas. Os apartamentos deixaram de ser apenas um local para dormir, tornando-se no cenário principal das nossas vidas. Consciente deste novo modo de vida pós-pandemia, este projeto procura melhorar o equilíbrio entre vida profissional e pessoal, distinguindo claramente os espaços públicos dos privados no apartamento.
A Biscuit Factory tornou-se num apartamento único em Lisboa graças às características originais moldadas pelo seu património industrial.
Devido à configuração duplex, o piso térreo funciona como um local acolhedor para amigos, hóspedes ou potenciais clientes. Este piso inclui sala de estar, cozinha e sala de jantar, funcionando como um espaço aberto, com acesso direto à rua. Esta característica única dá um carácter mais público ao apartamento, permitindo a organização de eventos como exposições de arte, reuniões de negócios ou tertúlias.
O piso inferior está orientado para a utilização privada. Inclui o quarto principal em suite, bem como um espaço aberto que pode ser futuramente particionado para criar quartos adicionais. Um segundo WC completo atende a este espaço. Para já, o espaço aberto será composto por uma sala de cinema, uma biblioteca e um espaço de oficina/escritório com acesso ao pátio.
O apartamento beneficia de um pátio privado com acesso direto pela cave. A sua forma estreita permite que se torne num cenário de fundo que traz o exterior para o espaço interior.
A fim de contrastar com o passado industrial do apartamento, o design de interiores do espaço orienta-se no minimalismo mediterrâneo. A inspiração mediterrânea ajuda a trazer uma sensação calorosa e acolhedora ao local, mantendo-o contemporâneo e minimalista. Os arcos são encontrados como elemento principal da arquitetura em todo o apartamento, trazendo poesia e sensualidade ao espaço.