-
Arquitetos: XAA
- Área: 2001 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:IX Miles Lab, Sanlengjing Lab
Descrição enviada pela equipe de projeto. Em Kunming, China, este projeto está localizado em um parque da cidade na área de Caohai, cercado por áreas residenciais, o que o torna um lugar especial para as pessoas se reunirem. No terreno há uma edificação com beirais de vários níveis e telhados de quatro águas, o Wen Xing Lou construído na Dinastia Qing, uma edificação de importância cultural. Embora o volume original tenha perdido a sua função e esteja em uma situação muito degradada, a sua escala e forma o tornam muito harmonioso com o ambiente circundante, com isso, muitas vezes há moradores se reunindo espontaneamente no espaço e organizando atividades de cunho cultural.
O proprietário nos nomeou para expandir o Wen Xing Lou em uma infraestrutura de apoio ao parque e um local para os literatos se reunirem. Wen Xing Lou está voltado para o sul, e o layout é um longo eixo norte-sul paralelo à Dayu Road. Seguimos este padrão espacial e usamos o restaurado Wen Xing Lou como ponto final do eixo central, além disso, adotamos a organização espacial e técnicas de "composição" e "sobreposição" para dividir o local em três pátios: "Pátio de Pedra", "Pátio de Grama" e "Pátio de Água".
"Pátio de Pedra" é o pátio frontal voltado para a entrada, que segue as características arquitetônicas tradicionais e usa abstratamente as curvas dos beirais das residências Wen Xing Lou e Yunnan, e gradualmente os eleva para formar a entrada principal do novo volume. Abaixo do beiral, a combinação aço-madeira reinterpreta a tradicional estrutura de madeira que se torna a cúpula do portão e também serve como moldura, delineando os contornos do Wen Xing Lou.
Ao entrar no volume há um "Pátio de Grama", um gramado cercado por corredores, com os principais espaços funcionais espalhados ao seu redor, além das árvores e beirais em diferentes alturas. Logo após é possível ver um espelho d'água, o "Pátio de Água" de três metros. Da entrada para o átrio e depois para o Wen Xing Lou, os três pátios apresentam um efeito cascata, com uma clara sequência ritual, seguindo o estilo arquitetônico tradicional.
Os lados leste e sul do local são uma importante interface de exibição urbana. Ao longo da via, criamos um jardim recuado como um amortecedor da cidade e nos conectamos com a urbe através do paisagismo. Uma estrutura de madeira se ergue na esquina, acima da água, também vista como uma obra de arte e um totem cultural no espaço público, ecoando o Wen Xing Lou.
Inspirados nas tradicionais construções de madeira e telhas locais, utilizamos a cor da madeira e o cinza escuro como tons primários e usamos o vidro para desfocar a limitação da parede externa, formando uma fachada que permite ao público perceber as atividades internas, de modo que a paisagem urbana e o espaço interior possam ser “interativos” e “sobrepostos”. O espaço interno segue a textura geral do edifício, com a cor da madeira como principal, embelezada com contornos de metal cinza escuro, moldando uma atmosfera cultural elegante.
Toda a massa do novo complexo de edifícios é estritamente controlada. Os beirais são de longo alcance, baixos, mas apropriados, e a altura do cume é limitada a 7,3 metros abaixo do Wen Xing Lou, refletindo o respeito pela edificação histórica através do controle do eixo, vistas e escala.