-
Arquitetos: Pontual Arquitetos, Porto Neves Arquitetura
- Área: 416 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Walter Dias
-
Fabricantes: FLORENSE - PE, Itálica Casa, Light Design, Sherwin-Williams, Sierra Móveis, TIDELI OUTDOOR LIVING , Uniflex, VIDRO & CIA
Descrição enviada pela equipe de projeto. Casa de descanso localizada na Praia de Muro Alto, no litoral Pernambucano, sendo o projeto de arquitetura assinado pelo escritório Pontual Arquitetos e o projeto de interiores pelo escritório PORTO NEVES arquitetura.
Neste projeto, nosso escritório teve uma participação que extrapola o escopo das definições de um projeto de interiores, ao propor a criação de novos espaços, a exemplo da área de SPA e sauna, além do redesenho da piscina e elaboração de detalhes construtivos para escadas, esquadrias internas e guarda-corpos de vidro. O conceito foi conduzido de forma a manter a excelência na qualidade dos materiais e mobiliários elencados, sem perder, ao mesmo tempo, a essência de uma casa de praia: resguardando a proposta de um lugar despojado e com aspecto simples, que remete ao descanso e à descontração.
No desenvolvimento do projeto de interiores, manteve-se o respeito à arquitetura original da casa, foram desenvolvidos, por exemplo, painéis de madeira, que incorporam as portas da cozinha e lavabo, assim como o guarda corpo de vidro, com soluções de desenho pensadas de modo a realçar os móveis e a coberta de madeira, a qual se trata de uma grande cobertura inclinada com pé direito duplo, iluminada de forma indireta.
A valorização do jardim também foi um ponto de inflexão importante no projeto, principalmente na área do SPA, onde foi criado um jardim lateral, buscando aproximar a área verde da construção e a integrar com os espaços do SPA e do quarto de hóspedes existentes neste pavimento. Para o acabamento dos ambientes, foram elencados materiais naturais, como madeira, pedra e tijolo natural (este último utilizado na parede principal da sala, sendo da linha Adobe da Colormix), ou que remetem às texturas naturais, a exemplo do porcelanato Portobello Barcelona Cristal, que se assemelha ao aspecto da areia e o Cottage Cannelle, que possui similaridades com uma madeira lavada na cor branca.
Neste caso, o proprietário da casa é também um entusiasta de obras de arte, dispondo de um acervo significativo de obras dos artistas: Francisco Brennand, Conchita Brennand, Abelardo da Hora, Domingos Tórtora e Studio Alva. Dessa forma, para a composição dos ambientes, optamos pela mescla de obras dos artistas citados com a produção de artesãos locais, podendo ser citados: Suely Brasileiro (PE), instalada no hall de entrada do térreo; mestre DIM de Juazeiro do Norte (BH) e vasos de Neguinha (Belo Jardim - PE).
Buscou-se que os moradores e convidados pudessem perceber a qualidade de acabamentos, mobiliários, iluminação e objetos selecionados para compor a residência, ao mesmo tempo em que seus ambientes se mostrem acolhedores, confortáveis e convidativos aos seus usos diversos.