-
Arquitetos: TJAD Original Design Studio
- Área: 2638 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:ZY Architectural Photography
Descrição enviada pela equipe de projeto. Este centro de conferências está localizado na extremidade noroeste de uma fábrica de tecelagem. Os vestígios encontrados no terreno são pequenas construções em ruínas espalhadas entre a vegetação, que estão naturalmente ligadas aos vastos campos de trigo do lado norte sob a cobertura das árvores. Para manter a continuidade, integramos e remodelamos os edifícios e espaços originais usando uma estratégia de paisagismo. Com base nas vantagens da paisagem natural e nas qualidades da extensão espacial, o edifício foi inicialmente projetado como um espaço de artes característico e posteriormente transformado em um centro de conferências para atender à várias atividades conforme exigido pelo planejamento funcional geral do complexo.
A lógica espacial deste edifício de concreto é semelhante ao corte parcial de um pedaço de papel nas direções vertical e horizontal, enfraquecendo sua integridade, mas mantendo a sua continuidade; este gesto é também acompanhado por um certo grau de diferença de escala, lançando as bases para a formação de diversos espaços posteriores. O papel é, então, moldado com algumas bordas cortadas e outras dobradas para baixo, oferecendo uma percepção tridimensional do que antes era um plano 2D, criando assim uma divisão heterogênea de espaços sob uma lógica simples. Através da forma dobrável, o espaço interior é moldado com diferentes escalas e alturas. Sob a cobertura elevada mais emblemática, criamos um ambiente sem pilares com uma área de cerca de 300 metros quadrados e um vão de 15 metros, com uma altura líquida de cerca de 8 metros no ponto mais alto do interior para responder às necessidades de diversos encontros e atividades.
As aberturas moldadas são ainda expandidas em pátios de diferentes escalas, e o espaço do pátio é incorporado à arquitetura paisagística. Como um recipiente para a paisagem ele fornece iluminação para o edifício maior de um andar setorizando ainda mais o espaço. A implantação do sistema de espaços paisagísticos enriquece o nível espacial ao mesmo tempo em que cria a dissolução do volume e responde à textura das construções originais no local. Junto com a forma dobrável, também implantamos um caminho do pátio até a cobertura, formando uma experiência tridimensional errante para os olhos.