-
Arquitetos: BHY arquitectos
- Ano: 2022
-
Fotografias:Javier Agustín Rojas
-
Fabricantes: Aluar, Huup, Neolith, Pimux
"Casa Chorizo" é uma tipologia tradicional que surgiu em Buenos Aires no final do século XIX. Ela é caracterizada por uma sucessão de divisões ao longo de um pátio longitudinal. Em Buenos Aires, durante as décadas de 1930 e 1940, foi permitida a ocupação de todo o terreno e, juntamente com a especulação imobiliária, os lotes tornaram-se adensados, com pequenas casas relegadas no centro do quarteirão, expostas a más condições de iluminação e ventilação.
O projeto trabalha em uma dessas residências, adaptando-a às necessidades de uma família jovem, garantindo condições de habitabilidade e explorando novas formas de habitar o centro da quadra.
A intervenção está estruturada em três operações: remover a cobertura retrátil de um pátio existente voltado para o norte, demolir um pequeno mezanino para realocar a circulação vertical e construir uma nova cobertura plana para abrigar o programa de habitação privada.
O programa principal está organizado em torno do novo pátio, garantindo ótimas condições de iluminação e ventilação, enquanto os serviços e a circulação vertical se acomodam na parede divisória oposta. A circulação vertical resolvida através de uma escada de chapa microperfurada filtra a luz proveniente de uma cobertura móvel de vidro através da qual se acessa o terraço.
O pátio explora a transição entre o público e o privado, o interior e o exterior, enquanto o terraço plano, com o seu jardim de plantas nativas, explora uma nova forma de habitar o exterior no pulmão da quadra.