-
Arquitetos: Spacegram
- Área: 180 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Francisco Nogueira
-
Fabricantes: Lindo Serviço, Spacegram
Descrição enviada pela equipe de projeto. Fomos encarregados de transformar um restaurante pré-existente de 180m² com o típico interior abobadado do Chiado em uma 'Tasca' contemporânea. Tasca é um restaurante tradicional português, que serve comida caseira, onde se come no balcão ou em mesas sem toalhas de tecido. Foi em tascas que a maioria das conversas começou com um copo de vinho e um prato compartilhado de petisco, talvez uma salada feita de uma parte estranha do porco ou mesmo um simples prato de tremoços.
Nosso principal objetivo era criar um espaço despretensioso, jovial e moderno para ir com amigos e familiares para comer bem e experimentar de cada prato. É tudo uma questão de espaços barulhentos, de partilha, de vibração e de coisas que nos faltaram na pandemia. Uma experiência jovial e inovadora de um tradicional restaurante local "barato" português.
Para alcançar isso, projetamos no primeiro espaço uma mesa em forma de "U" de 14 lugares - que podem ser facilmente deslocados para acrescentar um ou dois amigos - conectada ao balcão, reproduzindo os típicos balcões de tascas. Para enfatizar a mesa comum, escolhemos banquetas como forma de vivenciá-la, dando mais flexibilidade à ocupação da mesa.
A sala dos fundos foi projetada como uma área de jantar com mesas separadas reunidas em torno de um banco central de cor terracota que conecta os dois pilares. O banco cria um fluxo circular ao redor da sala com outro banco em uma extremidade e o balcão do bar na outra extremidade. Aqui a bancada é usada para destacar algumas áreas. Entre as bancadas encontram-se os espelhos utilizados para maximizar a impressão do espaço. A estrutura de apoio desses espelhos liga as bancadas às luminárias criando um arco dentro de um abóbada.
Reaproveitamos cadeiras que foram instaladas no restaurante anterior, como uma abordagem de sustentabilidade. Mudamos a madeira amarelada escura e o material sintético de cor camelo para um azul claro, fresco e uma textura de veludo quente com a mesma cor.
Para melhorar a acústica e dar uma textura importante ao espaço, usamos um material de isolamento projetado, um produto ecológico e certificado "cradle to cradle", feito de fibras de celulose reciclada. A cor especificada é obtida selecionando a celulose de fornecedores específicos sem a necessidade do uso de um pigmento extra. Para o tecido, usamos um camurça de efeito nabuk vegan ecológico em cores terracota e espuma de leite.