-
Arquitetos: SSP Ruthnick Architekten
- Área: 23740 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Klemens Renner
-
Fabricantes: B&S BAU & Sanierungs GmbH, B&S BAU & Sanierungs GmbH, BOTAN Baugesellschaft mbH , BSB Boden Service UG, Dachdeckermeister Frank Lange, Dachdeckermeister Frank Lange, Felsmann Malerei GmbH & Co. KG, Felsmann Malerei GmbH & Co. KG, HEMLING, HEMLING, Parkett & Sportboden Design, Parkett & Sportboden Design, Profilius Orientierungs- und Leitsysteme, Profilius Orientierungs- und Leitsysteme, WSI Berlin Baumanagement Pfeil, WSI Berlin Baumanagement Pfeil, Wenzel Innenausbau GmbH, Wenzel Innenausbau GmbH
Descrição enviada pela equipe de projeto. Com uma linguagem arquitetônica moderna, a SSP Rüthnick Architekten ampliou essa escola que é considerada patrimônio histórico. O edifício principal para 580 alunos foi modernizado e reabilitado. O novo volume no pátio da escola complementa o edifício escolar existente.
A extensão de três andares respeitosamente se distancia do sólido prédio de tijolos vermelhos. Uma fachada de aparência moderna feita com ripas verticais de madeira foi deliberadamente escolhida para contrastar com o edifício histórico. Além da forma expressiva, as articulações entre os pisos e os elementos móveis conferem plasticidade ao volume. Os elementos de madeira, que podem ser movidos manualmente, servem como proteção solar.
A estrutura da adição, que se eleva até o primeiro nível, ganha um efeito flutuante pelas esbeltas colunas cônicas. Desta forma, o acesso ao antigo edifício foi preservado e o pátio da escola existente foi o menos afetado possível. O edifício de 1875 do arquiteto Hermann Blankenstein pertence ao estilo gótico märkische, finalizado com elementos ornamentais.
Com uma cor amarela brilhante e balaústres artisticamente retorcidos, o edifício existente é conectado à extensão por quatro pontes modernas. Espaços especiais da escola, por exemplo uma biblioteca, estão alojados aqui. Com o novo elevador integrado, o acesso sem barreiras ao edifício existente também pode ser alcançado.
A planta baixa do antigo edifício também foi otimizada. O mezanino exigiu atenção especial para criar um acesso sem barreiras. Já em fase inicial de projeto, foi desenvolvida uma ponte que forma um arco de dois metros de altura sobre o corredor de entrada e, assim, conecta os dois níveis do mezanino.
As pontes, tanto no interior como no exterior, possuem uma forma marcante e estão integradas respeitosamente ao edifício existente. As áreas de entrada clássicas, executadas em tijolos, são estendidas por um conceito de interior contemporâneo. Branco claro, com tons verdes acentuados nas paredes, cores mais fortes e escuras nos pisos de madeira, definem os amplos corredores nos andares superiores. Móveis inseridos de forma colorida expandem o espaço utilizável para fins de aprendizado e trabalho fora das salas de aula. Desta forma, criam-se ambientes de intercâmbio e promove-se uma pedagogia escolar voltada para o futuro. Remodelaram-se as salas de ciências, renovaram-se as coberturas de acordo com a ordem de conservação, assim como as instalações técnicas e melhorou-se a proteção contra incêndios.
As modificações foram realizadas no prédio vazio. Para isso, a SSP Rüthnick Architekten construiu temporariamente uma instalação de contêineres presente no pátio da escola por dois anos. O edifício principal com a sua nova extensão foi ocupado no novo ano letivo de 2021/2022 e construção foi financiada com fundos do programa da Administração do Senado de Berlim: "Centros animados e bairros animados".