-
Arquitetos: ARKITITO Arquitetura
- Área: 281 m²
- Ano: 2016
-
Fotografias:Evelyn Muller
-
Fabricantes: AutoDesk, Blocos e Lajes Itaim, Cortesia, SSA Andaimes, Trimble
Descrição enviada pela equipe de projeto. Com típico formato de casinha, a fachada de concreto totalmente cega da casa murupi contrasta com a face dos fundos que se abre através dos panos de vidro para um jardim interno e para a paisagem arborizada do bairro Alto de Pinheiros, em São Paulo (SP).
Na dúvida entre encontrar um terreno para construir do zero ou reformar uma casa, os moradores optaram por procurar um imovel existente e realizar uma reforma completa. Construída há 60 anos atrás, a edificação tinha um programa bem diferente do que os moradores queriam mas o terreno apresentava um declive que oferecia uma vista privilegiada nos fundos do terreno.
Restando apenas a fundação e muro de arrimo, a casa foi quase que totalmente refeita. O telhado de duas águas já existia mas foi totalmente reformado e evidenciado tornando-se o maior destaque do projeto. Fugindo de programas convencionais, a planta tira proveito do declive do lote: ambientes divididos em dois níveis, com área íntima no térreo (nível da rua) abrigando três suítes, home office disfarçado de sala íntima e cozinha anexa à sala de jantar e no nível inferior a área de convívio social: salão de festas, sala de recepção sob pé-direito quase triplo, espaço gourmet e amplo jardim.
Com a fachada posterior completamente envidraçada a incidência de luz natural é frequente e portanto mais quente. Considerando que o pé-direito duplo da sala tende a concentrar a massa de calor para cima,foi instalado um sistema de exaustão no próprio telhado, constituído por um tubo, alimentado por um painel fotovoltaico que amplia a exaustão nas épocas de maior incidência solar.