-
Arquitetos: Pezo von Ellrichshausen
- Área: 187 m²
- Ano: 2021
-
Fabricantes: Nuprotec
Descrição enviada pela equipe de projeto. Assentada em uma encosta suave, com vista para vinhedos distantes, e em um vale estreito, esta casa projeta-se ao ar livre com alguns espaços interiores adjacentes. É uma edificação discreta, contendo um jardim seco, algumas pedras e uma piscina de água da chuva, e está parcialmente coberta por quatro lajes com bordas curvas, cada uma apoiada por um arrojado pilar central.
Como a casa estabelece uma base na paisagem, sem uma direção predominante desde dentro, a sequência lateral de cômodos estreitos, recuada para os fundos e levemente escavada no terreno natural, favorece uma mediação assimétrica com local.
Há uma troca sutil quando se trata de tamanho e proporção; a distribuição linear do programa doméstico, mesmo em sua condição reversível como ponto final, é sempre tangencial à centralidade do pátio. A sala maior - metade coberta por sombras profundas - é um espaço ao ar livre com aberturas pontuais em todos os lados.
Dependendo da posição dos painéis de vidro deslizantes, a opacidade das projeções cardinais é bloqueada pelo outro pátio. Para além deste espaço ilusório, o formato horizontal da casa surge como uma figura abstrata e solitária, com um vazio aparentemente orgânico, mas sem escala definida.
A construção de concreto armado, com sua pigmentação amarela, surge como uma placa monolítica em meio a pedras e arbustos nativos.