-
Arquitetos: Posgrado 3D Printing Architecture IAAC
- Área: 9 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Gregori Civera, Mehdi Harrak
-
Fabricantes: Grasshopper, Rhinoceros 3D, WASP
Descrição enviada pela equipe de projeto. Hoje precisamos de quase dois planetas por ano para sustentar o modelo de produção e consumo que temos como sociedade o que exige, no mínimo, mudar a forma como abordamos as práticas de projeto e construção desenvolvidas até agora. Por isso, pensamos em misturar a fabricação aditiva (impressão 3D) com a antiga prática de construir em terra, de forma a combinar as melhores qualidades de ambas as técnicas.
TOVA é o primeiro protótipo feito em terra por fabricação aditiva na Ibero-América, um projeto de pesquisa aplicada desenvolvido por um grupo de estudantes e profissionais do programa de pós-graduação em Arquitetura de Impressão 3D do Instituto de Arquitetura Avançada da Catalunha (IAAC) no Parque Collserola em Barcelona, Espanha, nos arredores do Valldaura Labs. Essa localização serviu como uma aproximação do material conforme fornecido pelo seu contexto; o protótipo é construído com materiais sustentáveis, inteiramente com terra e água obtidos no local, em um raio não superior a 500m do canteiro de obras. Para isso, foi realizada uma investigação das propriedades do solo para atingir a mistura adequada em percentuais de argila e água que seriam utilizados para a impressão das paredes, geopolímeros para a subestrutura e madeira para a cobertura.
O protótipo levou em consideração estratégias concebidas durante uma maratona de projeto que durou duas semanas, na qual os alunos sintetizaram as lições aprendidas na fase de pesquisa até chegar ao desenvolvimento dos componentes que o protótipo teria: aberturas, fluxo de ar, ventilação da cavidade da parede, condutividade térmica, estrutura do telhado, móveis sob medida, impermeabilização e subestrutura do piso.
A impressão 3D na indústria da construção tem a capacidade de medição qualitativa na tomada de decisões de projeto. Com uma área construída de 9m2, o TOVA é composto por um esquema de distribuição, logística de tempo e raio de impressão que a equipe de 18 alunos conseguiu produzir em 2 meses; os dados para determinar esses parâmetros foram decididos e discutidos em uma oficina realizada no início do programa.
O projeto proposto tem diferentes considerações estruturais no sistema de vigas do telhado, bem como na estrutura inata das paredes de barro. As paredes são projetadas para serem contraventadas com juntas em "T" e "L", em vez de linhas retas. O espaço interior fechado resultante é habitável, resistente às intempéries e adaptado climaticamente pelas várias intervenções de design.
O objetivo do projeto foi o desenho coletivo e a construção de um protótipo em escala 1:1 de uma habitação impressa em 3D apenas com terra, coberta por um telhado de madeira e vedada contra diferentes condições ambientais. Os alunos participaram de oficinas e breves palestras que sintetizaram o trabalho realizado no período da pesquisa.
Projeto realizado no Instituto de Arquitetura Avançada da Catalunha (IAAC) em colaboração com WASP, projeto financiado por BBSR/Zunkunfbau.