-
Arquitetos: Anibal Bizzotto, Diego Cherbenco
- Área: 2950 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Albano Garcia
-
Fabricantes: Aluar, FV, Horcrisa, Roca, Vite
Descrição enviada pela equipe de projeto. No bairro Caballito, localizado em uma área de alta densidade da cidade de Buenos Aires, é proposto um edifício residencial multifamiliar em um lote de 8,66 x 40m.
Na largura máxima disponível em suas frentes, expansões de profundidade variável são organizadas em relação ao programa, aproveitando os vazios existentes no tecido urbano: na frente, o vazio gerado por um playground escolar; e no fundo, o vazio resultante do centro livre da quadra.
Orientadas no sentido leste-oeste, as fachadas incorporam um sistema de toldos verticais de tecido microperfurado, proporcionando diferentes atmosferas e privacidade às expansões, satisfazendo a proposta energética do complexo e reduzindo os custos de manutenção.
O edifício é desenvolvido em 12 pavimentos com unidades na frente e nos fundos, e duplex com expansões descubertas de amplas dimensões no último pavimento e uma íntima relação interior-exterior.
Os apartamentos são articulados através do núcleo de circulação e um vazio que permite sua iluminação e ventilação. O bloco frontal dos apartamentos está disposto a meio nível em relação às unidades na parte de trás. Desta forma, consegue-se maior privacidade entre eles.
A estrutura de concreto aparente resolve os espaços comuns no térreo e as expansões por todo o edifício como uma postura silenciosa e austera em relação ao bairro e à cidade.