Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto está localizado na vila de Wuqiao, Qiandeng, Kunshan. O local era originalmente ocupado pela Cooperativa de Abastecimento e Comercialização da vila de Wuqiao. Como uma cooperativa do departamento de meios de produção, perto do terminal de balsas na margem do East River, o local era essencial para o comércio de navios de norte a sul. Até o início da reforma e abertura, a edificação presenciou a prosperidade das margens do rio. Sob a impacto da nova construção rural, a escala arquitetônica das aldeias tradicionais passou por mudanças subversivas, fazendo com que a maioria fosse derrubada e reconstruída, rompendo a textura das aldeias tradicionais originais no sul do rio Yangtze, e também desmembrando e reorganizando a produção e a vida dos aldeões. A equipe de projeto buscou manter a escala original do edifício, resolver a lacuna entre o novo e o antigo após a reconstrução da edificação original e restauração da ordem do espaço público, com a continuação da textura histórica, e reconstrução da memória cultural local.
Com base no princípio de respeito pela história e pelo local, a transformação dá continuidade ao traçado em L do edifício, sem alterar a altura do edifício original, mantendo a cobertura de telha vermelha com memória local e conferindo ao edifício uma nova vitalidade interna através das novas funções espaciais. As faces sul e norte são ocupadas por casas residenciais. A fachada do edifício é relativamente fechada, a parede de tijolos vazados é ajustada para dividir as interfaces do espaço interno e externo, e conectar a sala de chá, o salão de história da vila e a recepção do interior.
O edifício original possui treliças de aço e madeira com paredes brancas e telhas vermelhas. A estrutura principal do volume foi danificada devido à idade. O portão principal está localizado no lado oeste, e os lados norte e leste são relativamente fechados. O pátio fechado ao sul estava coberto de ervas daninhas devido à falta de gerenciamento e manutenção. Para o layout da casa, adotou-se a organização planar de penetração mútua de blocos e pátios. Três pátios foram dispostos em áreas funcionais diferentes e um pátio semiaberto foi projetado na junção da parede sul com a circulação, destacando a permeabilidade do espaço interno e externo e introduzindo o efeito de mudança de cenário.
Na entrada, o pátio de Ba Jiao foi projetado como um local relativamente externo, que serve como um jardim fora da sala de chá, além de uma circulação e área de conexão. O pátio do espelho d'água é conectado ao pátio de plátanos, o principal espaço de atividade externa de todo o edifício. Ele fica em frente ao museu de história da aldeia e a sala de recepção. Bambu, sebo chinês e lírio de água são plantados ao longo da superfície de água no pátio, que conta com paisagens das quatro estações. O pátio interno anexo à recepção é cultivado com samambaias, que amam a sombra, e árvores do milênio, pequenas e únicas. O tamanho e a abertura do pátio fazem com que diferentes espaços se misturem e se conectem. Caminhando do lado de fora do pátio, você pode ver vagamente a paisagem do interior através da parede de tijolos vazados, e as pessoas no pátio também podem ver vagamente os pedestres na rua fora da edificação.
Para refletir a harmonia entre a arquitetura tradicional e os elementos modernos, a estrutura original triangular de madeira foi aprimorada estruturalmente. Ao adicionar o sistema de vigas e colunas, janelas altas foram inseridas no espaço entre a treliça do telhado e as vigas de aço, fazendo com que a iluminação e a ventilação fossem aprimoradas, além disso, circulações foram adicionados para conectar os espaços internos e externos. A circulação criou uma conexão com os jardins.
Em relação à materialidade, a equipe de projeto estudou uma variedade de métodos de alvenaria de tijolos. A tradicional parede de tijolo oca e a parede vazada são utilizadas, bem como, a parede vazada dupla para o pátio. A estrutura de aço combinada com a treliça de madeira é uma releitura do modelo tradicional, configurando um diálogo entre o novo e o antigo.
Para preservar o sentido da história, o projeto propôs a transformação do novo estilo de vida moderno através da renovação do espaço, para que este pudesse abrigar mais funções. O pátio da orla, com paredes brancas e azulejos vermelhos, ecoa o passado e o futuro de wujiaqiao.