-
Arquitetos: Kennedy & Violich Architecture
- Ano: 2021
-
Fotografias:John Horner
Descrição enviada pela equipe de projeto. A remodelação da Biblioteca Hayden do MIT transforma o repositório modernista de 1951 para coleções pós Segunda Guerra em um espaço de aprendizado dinâmico e inclusivo para colaboração e pesquisas inovadoras. O conceito 'Cruzamento de Pesquisa' destaca o potencial para novos modos de pensar na interseção entre coleções e análises digitais e analógicas.
Um par de pavilhões de dois andares - um de vidro e um de madeira - introduz uma escala mediadora no volume sem distinção da sala de leitura original. No local onde os pavilhões se cruzam, uma nova escada escultórica e um elevador estabelecem o eixo z, rompendo uma laje existente para proporcionar uma conexão vertical direta a todos os níveis.
O andar térreo acessível 24 horas inclui um café e um espaço flexível para eventos, bem como salas de informática colaborativas, espaços de estudo privados e volumes de vidro e madeira que abrigam ferramentas digitais. Cortinas translúcidas, telas digitais, mobiliário móvel e quadros brancos incentivam os estudantes a 'invadir' a biblioteca, reconfigurando os espaços de acordo com suas necessidades. O segundo andar reformulado se baseia nos pontos fortes existentes para criar um espaço tranquilo e silencioso com vista privilegiada para o rio e para o horizonte.
O novo pátio Lipchitz - abandonado durante décadas devido à inacessibilidade e exposição - estabelece um dinâmico espaço verde central e estende a atividade da biblioteca para um espaço sombreado e intimamente escalonado, fechado por vegetação, bancos de madeira curos e esculturas cuidadosamente instaladas.
Um novo pavilhão envidraçado em três lados se conecta ao café do pátio e completa um claustro totalmente acessível ao seu redor. Painéis de madeira feitos sob medida incorporam controle acústico e prolongam as texturas das copa das árvores katsura do pátio através do teto do pavilhão.