-
Arquitetos: Comte/Meuwly
- Área: 150 m²
- Ano: 2022
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa Filtro é uma experiência sobre a relação difusa entre a construção e seu ambiente, tanto no sentido mais amplo como quanto valor mais intrínseco do projeto. É muito oportunista, de maneira positiva, propondo uma relação recíproca favorável com tudo aquilo que já existe ali.
Uma construção muito simplificada, quase como a desmaterialização de uma casa, projetando espaços de vida no jardim, nas árvores, nas áreas industriais vizinhas, ao longo das ferrovias, nesta situação fantástica que é a periferia das cidades.
Portanto, é quase nada, apenas o que você precisa, onde você precisa. Os materiais simples e aparentes e a proximidade da vegetação muito densa. A maneira mais segura de não distinguir a casa de seus arredores é simplesmente não lhe dar uma fachada. Portanto, ela é feita de um conjunto de camadas, um filtro para permitir a negociação precisa das imprevisíveis e belas flutuações do ambiente. Em vez de uma delimitação clara, é uma gradação complexa entre o espaço de vida e o que está ao seu redor.
Não há nenhum interior. Digamos que a Casa Filtro é uma barraca bastante complexa. Ela desencadeia uma consciência constante do exterior e de suas variações. Ela está pronta para reagir, como alguém que acampa prepara sua instalação para o próximo vendaval. A casa é projetada dentro desta coisa selvagem e vasta que é nosso ambiente.