-
Arquitetos: OHOO Architects
- Área: 132 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Bae Jihun
Descrição enviada pela equipe de projeto. Os becos de Sangam-dong estão sempre cheios. De manhã, eles estão lotados de pessoas correndo para o trabalho ou para a escola; à tarde, de pessoas visitando seus restaurantes e cafés badalados; e à noite, de pessoas tomando uma bebida após o trabalho. O pequeno prédio com o nome de Red Hole está localizado em meio à agitação desses becos.
No terreno onde está o Red Hole havia uma antiga casa térrea desocupada. A primeira visita ao local fez sentir como se o tempo tivesse parado ao seu redor, em contraste com o ambiente externo mudando rapidamente em torno da ferrovia do aeroporto. Seu tamanho é de 182m2 e localização na esquina não era ideal, mas o prédio poderia servir como fachada da movimentada rua de Sangam-dong. Esperávamos construir um espaço comercial que naturalmente chamasse a atenção dos transeuntes, conferindo uma sensação de vivacidade às ruas.
Como em todos os edifícios comerciais, o planejamento do espaço está diretamente relacionado à lucratividade. Primeiro tivemos de aceitar o terreno multiangular que se estendia verticalmente. Decidimos criar um afastamento entre o edifício e seus vizinhos adjacentes e abrir de forma marcante o volume que está sujeito a restrições para não obstruir a iluminação solar no entorno. Diante disso, garantiríamos a máxima área interna e acessibilidade para torná-lo lucrativo e prático. O centro do edifício se fundiria com o exterior para que o espaço sob as escadas também pudesse ser utilizado como ambiente interno. A parte posterior do quarto andar, que permaneceu vazio por causa das restrições de iluminação, foi projetada em um terraço que se estende naturalmente até as escadas. Como resultado, o desenho dinâmico e o caminho da escada adicionam uma sensação de vivacidade às ruas.
O elemento mais importante no planejamento do espaço interior foi garantir que o ocupante pudesse sentir uma sensação de amplitude. Janelas do chão ao teto foram posicionadas em frente a cada andar para maximizar a abertura, dada a pequena área do edifício. As janelas de canto do térreo, com melhor acessibilidade, foram situadas estrategicamente para favorecer a linha de visão do exterior, estendendo-se naturalmente para o interior. Os clientes que visitam o salão de cabeleireiro do quarto andar podem apreciar as vistas de Sangam-dong pelas janelas e pelo terraço posterior.
Uma quantidade substancial de ideias ocorreu antes de decidir sobre a cor da fachada e os materiais externos que tornariam o Red Hole um símbolo na rua. O edifício adotou uma fachada simples e branca para fazer com que sua pequena área parecesse maior do que realmente é. As escadas e a parte posterior do prédio foram revestidas com tijolos vermelhos para contrastar, fazendo o prédio se assemelhar a um "pedaço de bolo mordido". A cor vermelha foi adicionada entre os vãos na forma retorcida da fachada para marcar a personalidade da edificação. Graças a esses elementos de fachada, Red Hole se transformou em um edifício multilateral oferecendo um senso de distinção que impressiona os transeuntes.
Transformando o antigo espaço confinado na rua Sangam-dong, o Red Hole é agora um dos edifícios mais vistos e visitados da região. Entretanto, prevemos que continuará sendo lembrado como "a casa da escada vermelha" por quem passar este beco.