-
Arquitetos: Paralelo Colectivo
- Área: 150 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Luis Barandiarán
-
Fabricantes: ACINDAR, Aluar, Dimexo, Ternium
Descrição enviada pela equipe de projeto. Trata-se de uma casa localizada nos arredores do centro histórico da cidade de La Plata, Província de Buenos Aires, Argentina. Uma região em crescimento, com um alto nível de desorganização, um contexto de caos no qual alguns esquemas de urbanização fechada têm surgido, criando uma relação complicada com seu ambiente original. A encomenda do projeto consistiu na construção de uma residência unifamiliar de dois quartos, na qual a vida da família de quatro pessoas pudesse se desenvolver em várias configurações.
Uma das vantagens de trabalhar neste contexto urbano contraditório foi lidar com o terreno de três faces livres e que contava com recuos tanto da linha municipal como do eixo da empena, o que estabelecia uma atmosfera amigável. Ao mesmo tempo, esta primeira encomenda foi seguida por mais duas, razão pela qual se abriu um caminho de experimentação em torno das habitações peri-urbanas com um perímetro relativamente livre, trabalhando em três casos simultâneos dentro do mesmo condomínio fechado, a série de casas mitre 1, mitre 2 e mitre 3, foi assumindo programas semelhantes, com partes diversas que foram moldadas a partir de um entendimento das condições do entorno, da orientação e da escala.
Pensamos em um elemento arquitetônico arquetípico morfológico, que remetesse à forma histórica do lar, a fim de utilizá-lo como ponto de partida para seguir um caminho de experimentação material e volumétrica que gera espaços de habitar.
No caso da Cajas Macizas - Mitre 1, esta experimentação se deu a partir da criação de duas caixas sólidas construídas em tijolo comum, que em sua sobreposição resolvem, acessos, pátios, orientações e partido. Houve uma experimentação de diferentes disposições e travamentos que o material nos permitiu, para dar singularidade ao conjunto.