-
Arquitetos: Maki Yoshimura Architecture Office | MYAO
- Área: 34 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:ToLoLo studio
Microarquitetura que inverte o espaço - Ampliação de uma creche na cidade de Nagoya. O edifício existente é uma construção de concreto armado de dois pavimentos localizado no limite com a estrada do lado norte da encosta. Os clientes precisavam de um espaço pequeno que pudesse ser utilizado para múltiplos usos, além de um escritório para os funcionários.
Iniciamos o estudo avaliando onde seria melhor inseri-lo. No lote quase sem superfícies planas, decidimos acrescentar o novo volume no canto interno fechado cercado pelo edifício e pelo muro de contenção.
Como estava rodeado por volumes nas três faces, decidimos inverter a ordem de pensar e iniciar com a construção da cobertura ao invés da parede. Esta nova superfície entre o muro de contenção e o edifício do jardim existente atua como uma cabana com um volume acima dele.
Não existe mais um perímetro do edifício no pavimento térreo. O pátio interno foi transformado em um espaço interno e conectado ao edifício existente para que pudesse se abrir para o playground.
O canto sem vida se transformou em um espaço central. Um novo beiral é construído para conectar a parede de contenção e a faixa do edifício existente e configurar uma nova fachada para receber os visitantes. A cabana construída sobre ele é um pequeno espaço que pode ser usado para múltiplos propósitos. Ao conectar à parte superior da encosta por meio da cabana, uma conexão tridimensional surgiu imediatamente na linha de fluxo de todo o local.
As curvas são exploradas ativamente no projeto de ampliação, proporcionando continuidade com o projeto do edifício existente. A ordem dos edifícios é invertida, e o canto se tornou o centro. O edifício invertido com apenas 10 m² reedita todo o espaço com mais de 1.000 m².