-
Arquitetos: eneseis Arquitectura
- Área: 497 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:David Frutos
-
Fabricantes: Alumed, Lluria
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa de Cultura Felip Miralles está localizada no município de Benimantell, na estrada local que atravessa o vilarejo. O objetivo da intervenção é criar um edifício para abrigar e promover a atividade cultural local. Uma atividade que também estará ligada ao âmbito territorial devido a seu uso como sala de conferências universitárias. Formalmente, o edifício é a simplificação de uma casa de pueblo, capaz de se integrar ao espaço urbano, mas modificada para se tornar um edifício público reconhecível e icônico.
O edifício é composto por dois andares que se adaptam aos níveis existentes. No andar superior, o edifício é fechado para a rua de forma completamente opaca, no lado oposto abre-se uma grande janela para a imponente vista de "La Serrella" recortada pelos telhados e casas do entorno. No térreo, todas as salas de aula estão diretamente conectadas à praça e se apropriam dela. O lado de fora e o de dentro estão ligados pela continuidade material do piso: os paralelepípedos da rua penetram no edifício, passam pelo térreo e o atravessam para chegar à praça pública. Trata-se, no entanto, de uma intervenção urbana, onde a vocação do edifício é ativar o espaço público.
Um sistema de montagem a seco, rápido, com poucos materiais e em poucas camadas, permite racionalizar e simplificar a construção do edifício para viabilizar uma intervenção mais sustentável a nível econômico e ambiental. A estrutura gera os espaços enquanto o mobiliário de placas OSB completa e equipa os ambientes. A Casa de Cultura Felip Miralles é um edifício que estabelece diálogo com os visitantes e habitantes de Benimantell, uma intervenção que torna visíveis as instalações culturais públicas em um contexto rural, um espaço que se tornará, finalmente, a sala de estar do vilarejo.