-
Arquitetos: Depeyre Morand Architectures
- Área: 342 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Brigitte Bouillot
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto consiste na construção de dois espaços comerciais no térreo e três espaços de habitação social no primeiro andar. O edifício está situado no centro de Méréville, uma pequena cidade no campo francês.
O projeto começou com a análised o contexto rural circundante, as formas geométricas desenhadas pela fachada e os materiais existentes... De fato, o aspecto arquitetônico do edifício, bem como a sua orientação no local, são definidos em relação às construções circundantes e de forma a respeitar e integrar com este ambiente construído, bem como com a paisagem vegetal.
O projeto irá, assim, retomar os códigos da arquitetura tradicional local. Em frente do lote a construir, podemos observar uma linguagem arquitetônica rica: as alturas são múltiplas, os telhados são posicionados de acordo com diferentes orientações. Destacam-se as formas geométricas. Este vocabulário formal deu-nos um léxico construtivo para projetar o edifício.
Observamos no centro de Méréville um número significativo de fachadas rosadas em casas antigas. A nossa intenção foi orientada em relação a estas observações: propomos uma coloração rosa claro no concreto. O concreto tingido no prórpio preparo gera diversidades de tonalidades e materiais que inserem o edifício no seu contexto rural referindo-se aos revestimentos patinados das velhas casas cor-de-rosa de Meréville.
Esta materialidade e a tonalidade quente harmonizam com as grandes baías de madeira da loja e do restaurante no térreo. Todas as fachadas, incluindo as paredes de empena, serão tratadas com este mesmo material. No ambiente próximo, a câmara municipal declina as tonalidades rosadas principalmente na sua base rosa escuro, bem como o edifício Crédit Mutuel no lado oposto. Esta cor permite gerar um conjunto edificado homogêneo.