-
Arquitetos: Wingårdhs
- Área: 2600 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Christoffer Grimshorn, Johan Dehlin
Descrição enviada pela equipe de projeto. A ampliação do Liljevalchs Konsthall é reservada sem retrair-se. Sua postura é a de um assistente discreto que atende à galeria de arte existente. Uma operação pequena e feita sob medida com precisão. Cento e setenta metros quadrados de cobertura de vidro deixam o céu inteiro entrar no edifício, de maneira bastante simples, como uma praça cheia de clarabóias moldadas. Dois metros de largura e dois metros de altura. Duas paredes retas e duas inclinadas. Em todo o edifício, uma fina membrana de vidro separa o interior do exterior. Abaixo, a luz brinca exatamente do jeito que queremos.
Liljevalchs+ funciona como um complemento à antiga galeria de arte, que continua a receber visitantes que se aproximam da rua principal de Djurgårdsvägen, mas nosso prédio, por outro lado, está voltado para a Falkenbergsgatan. A diferenciação entre os dois edifícios é programática, bem como visual.
A entrada original, que está bem estabelecida como uma conexão fundamental para Liljevalchs e como uma experiência de sua arquitetura, manterá sua primazia. Nossa adição proporciona mais espaço para exposições, uma entrada secundária, uma loja do museu e o desenvolvimento do café.
O edifício original tem dois níveis: um subsolo com espaços de galeria no topo. O acréscimo pretende manter o mesmo arranjo, mas na verdade é uma planta dividida em diferentes níveis distribuídos em seis altitudes diferentes em todo o edifício.
É retangular na forma, construído como um grande bloco de concreto. O artista de vidro Ingegerd Råman, que vem trabalhando conosco no projeto, decorou as fachadas com fundos de garrafas cristalinas, criando uma rede de vidro.