-
Arquitetos: João Tiago Aguiar Arquitectos
- Área: 450 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Fernando Guerra | FG+SG
-
Fabricantes: CLIMAR, GLS2 CARPINTARIA, Matierra, PADIMAT, SANTO BANHO, Sosoares, U-DECK
Descrição enviada pela equipe de projeto. O Monte Santo Isidro, em Samora Correia, exibe as fachadas recuperadas, inseridas no contexto arquitectónico e estético das casas rurais da região, embora com um toque contemporâneo. Já no interior renovado, predominam materiais sustentáveis em harmonia com a ruralidade da região e uma simples, mas eficaz, paleta de cores.
O exterior, com a sua traça típica em arcadas, apresenta um corpo discreto criado para desanuviar a similitude existente, mas que se funde com o conjunto sem quebrar a harmonia; uma ligação em vidro minimalista surge entre a casa principal e o anexo/sala de petiscos. Para esta reabilitação total o esquema funcional é repensado por completo de forma a permitir uma vivência mais prática em que a complexidade dos interiores dá lugar a espaços que visam optimizar a rotina. Para alcançar este objectivo, alterar a disposição das divisões revelou-se fundamental com a zona social a transitar para uma antiga área de quartos e as instalações sanitárias a ocuparem um espaço onde existiram salas e cozinha.
A lareira aberta, tanto para a sala de estar como para a sala de jantar, estabelece uma ligação visual deste espaço multifunções, uma percepção agradável de conforto, aconchego e uma dinâmica de convívio mais positiva. As carpintarias são um elemento típico e indispensável numa casa rural e, neste caso, foi utilizado o mesmo tom verde original nas madeiras, cor que se destaca no interior entre os tons neutros predominantes. Além da madeira, a pedra mármore lioz e o azulejo artesanal protagonizam efeitos visuais distintos, mas harmoniosos.