-
Arquitetos: Ben Walker Architects
- Ano: 2022
-
Fotografias:The Guthrie Project
-
Fabricantes: ADF, AstraWalker Tapware, Bosch, Caroma, Decina Duo, Lo&CO, Matrix Joinery, Miele, Scyon Linea, Studio Bagno, Thors Hammer
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto consiste em reformas e ampliações em uma casa de campo típica “Tocumwal”, da década de 1950, no interior da região norte de Canberra. A casa original foi transferida de uma antiga base de inteligência militar construída durante a Segunda Guerra Mundial na cidade de Tocumwal, no sul de NSW, para Canberra. É um dos vários exemplos da tipologia habitacional tombada de Tocumwal remanescentes em Canberra. A casa original foi mantida e reformada, com pequenas modificações feitas na parte posterior para criar uma conexão com os novos blocos.
Uma nova ala de 2 andares foi adicionada à parte traseira da casa de campo original que acomoda cozinha/jantar/estar, espaço descontraído, quarto principal e loft. Um estúdio autônomo externo também foi adicionado que pode ser usado como quartos de hóspedes ou para recreação. A nova ala oferece espaços cheios de luz voltados para o norte que contrastam com a introspecção da casa original. As adições proporcionam flexibilidade das atividades cotidianas e uma conexão clara e conveniente para jardins dos fundos e para os decks. Sistemas de vidros de alto desempenho, telas externas operáveis e massa térmica interna isolada (tijolo Canberra reciclado) auxiliam na regulação passiva das temperaturas durante os extremos de verão e inverno de Canberra. As janelas ao longo das faces sul e oeste das novas adições oferecem vistas da icônica Torre Telstra de Canberra e da paisagem da Black Mountain.
A nova obra é caracterizada por uma fachada de madeira “fluida” e uma série de telas no nível superior que são esculpidas para responder às posições das janelas e ao volume. O piso superior pende sobre os vidros do piso térreo voltados para o norte para fornecer sombra necessária no verão e cobertura protegida de uma zona de jantar ao ar livre. Telas operáveis e deslizantes para as janelas e paredes do andar superior do estúdio permitem que os moradores controlem os níveis necessários de sombra e privacidade, dependendo do clima e de suas atividades.
Os interiores incluem piso de madeira fresada e ripas de teto e tijolos vermelhos de Canberra reciclados. A marcenaria da cozinha inclui bancadas planas de aço macio e frentes de armário para articular claramente os processos de construção e os elementos artesanais. Cerâmicas hexagonais esmaltadas em áreas molhadas remetem ao interesse dos clientes.
O projeto foi cuidadosamente elaborado pelas equipes de construção e marcenaria para fornecer ricas texturas interiores que revelam a massa escultural da nova ala quando vista de longe. O projeto é uma delícia de se descobrir quando a nova ala inesperada é vista da rua...