-
Arquitetos: Saraiva + Associados
- Área: 18000 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Ricardo Oliveira Alves
Descrição enviada pela equipe de projeto. O Complexo Escolar Park International School é um projeto que integra vários edifícios, localizado na cidade da Amadora, Portugal. Em local de intervenção extenso e de declive acentuado, o Complexo Escolar é caracterizado pela ocupação de vários volumes ao longo das plataformas criadas como estratégia de dominação do território.
Uma das condicionantes importantes do projeto prendia-se com a maneira de aceder ao recinto escolar e como amenizar o espaço dos vários níveis de construção no território. Assim, a proposta apresentada envolveu uma estratégia de dominação do território, tendo sido criadas 3 plataformas. A solução adotada minimizou as escavações em grande parte do terreno, mantendo-se, na medida do possível, as cotas de terreno existente.
O programa abrange a totalidade dos ciclos pedagógicos, enquadrados em quatro núcleos: jardim-de-infância, escola primária, escola secundária e pavilhão com áreas exteriores para a prática desportiva. Caracterizados por uma volumetria longilínea, os corpos competem com a horizontalidade da estrada adjacente e são contrariados pela dinâmica vertical da fachada, criada para controlar a exposição solar.
A geometria do conjunto proporciona espaços de encontro informais e oferece um amplo acesso ao ar livre. O resultado é uma paisagem escolar composta de crianças e adolescentes, em espaços flexíveis, capazes de se adaptarem no tempo, espaços multifuncionais abertos à comunidade, essenciais para a regeneração do tecido urbano local, proporcionando aos alunos e ao corpo docente uma experiência completa, diferenciadora e inovadora.
A Escola possui vários núcleos funcionais: Núcleo de receção / administração; Núcleo da direção; Núcleo de biblioteca e auditório; Núcleo de aprendizagem; Núcleo de docentes espalhados pelos vários pisos; Núcleo de espaços desportivos. O projeto prevê ainda 127 lugares de estacionamento no interior do recinto do Complexo Escolar.
O projeto foi desenvolvido com preocupações no âmbito dos princípios e práticas sustentáveis, envolvendo todas as especialidades e intervenientes no processo de conceção, incluindo as seguintes áreas: Mobilidade, Acessibilidade e Segurança; Conforto Visual no Interior; Ventilação Natural; Maior eficiência Hídrica; Maior eficiência Energética; Seleção Responsável dos Materiais aplicados na construção; Gestão de Resíduos; Paisagismo.
No que diz respeito às Energias renováveis, as edificações utilizam sistemas de aproveitamento de energias no âmbito da produção de águas quentes sanitárias e coletores solares térmicos na cobertura do edifício.