-
Arquitetos: GCA Architectes
- Área: 388 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Del Rio Bani
Descrição enviada pela equipe de projeto. O principal desafio do projeto era adaptar o edifício ao terreno a fim de minimizar seu impacto visual e ambiental. Aproveitando a topografia inclinada e a pouca presença de árvores, a casa está localizada na parte mais alta do terreno.
Ligeiramente elevada em relação às planícies circundantes, a casa tem vistas privilegiadas e está em profunda conexão com o espaço externo, caracterizado por uma vegetação autóctone muito rica, pois é aqui que começa a floresta de Gavarres.
A casa consiste em dois volumes principais, um onde a sala e as áreas diurnas estão localizadas em um único nível e outro volume de dois níveis, onde estão localizados os quartos. Estes dois volumes são conectados a meio nível através da escada principal, garantindo assim que as transições na casa sejam sempre confortáveis e naturais.
O exercício de combinar espaços por meio de alturas controladas dá à casa uma escala proporcional e uma ótima adaptação à topografia.
Um grande telhado inclinado, como o próprio terreno, cobre estes volumes, dando a todo o complexo uma unidade compositiva de grande personalidade.
As grandes janelas da sala de estar enfatizam o diálogo e a harmonia que foi alcançada entre a casa e a natureza ao redor.
Os espaços externos são estruturados por meio de terraços que permitem que a área ao redor da casa seja utilizada como se fosse um campo de cultivo.
A fim de alcançar uma integração harmoniosa e respeitosa com o entorno, materiais naturais, típicos da área, tais como pedra natural, estuque de cal, telhas árabes recuperadas e madeira, foram utilizados no desenvolvimento do projeto.