-
Arquitetos: Hexia Architects, MADAM
- Área: 361 m²
-
Fotografias:Gushang Culture
-
Fabricantes: Toto, 大角木创 Dajiao wood, 美特幕墙 Metish
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto está localizado no novo bairro de Jiaxing, China, em um ambiente natural com abundantes recursos hídricos. Ele integra a rica cultura tradicional local ao mesmo tempo em que agrega características únicas, como a floresta de ginkgo, o mini-trem de turismo do lago, o museu de artes, a ilha original dos pássaros e o hotel à beira-mar. Com isso, o complexo está empenhado em criar uma comunidade futura para experimentar a vida em coexistência harmoniosa entre ecologia e natureza, sabedoria e tecnologia, arte e humanidades.
A arquitetura não é uma fronteira entre o homem e o meio ambiente, mas um meio para explorarmos a relação com a natureza. O teatro está localizado à beira do lago, todo cercado por elementos naturais. As montanhas são o pano de fundo do palco enquanto a brisa da noite e o luar fazem parte do espetáculo.
A edificação está metade na terra e metade debaixo d'água. Quando as pessoas entram, os grandes degraus internos levam-nas gradualmente até o nível da água. Assentos em diferentes níveis permitem vistas distintas do palco e do lago atrás dele. Sem apresentações, o palco é um lugar para relaxar, para observar pássaros sobrevoando a superfície da água. Quando as janelas estão abertas, a fachada desaparece, juntamente com os seus limites permitindo que as pessoas desfrutem da brisa refrescante e do reflexo no lago. O peitoril da janela torna-se um banco ao ar livre que conecta o espaço interno e externo.
A natureza faz parte do edifício. Rodeado por ela, um pátio traz a vegetação para dentro do edifício. Com o passar do tempo, a árvore de ginkgo vai do crescimento luxuriante das folhas verdes à queda repentina das folhas douradas, do chilrear dos pássaros ao silêncio coberto de neve. O espaço muda com as estações do ano. Durante o dia, o sol projeta a árvore no espaço interno, como um relógio girando. As aves vêm ao ninho, e os eventos ordinários acontecem aleatoriamente, surpreendendo os visitantes.
A cobertura do edifício é um teatro ao ar livre. Ao redor da árvore no pátio há uma escada em espiral que leva os visitantes até o topo onde podem se sentar nos grandes degraus ou se apoiar nas grades e apreciar a vista do lago sob o céu azul.
A fachada é revestida em alumínio na cor bronze, deliberadamente não usando padrões abstratos ou figurativos para imitar a natureza, mas permitindo que o edifício se misture sutilmente. Os equipamentos de ar-condicionado estão ocultos sob os grandes degraus e, como resultado, o espaço interior é limpo. Paredes e forros de bambu trazem aconchego e conforto para as pessoas, e elas são livres para se sentar no chão.