-
Arquitetos: Studio Zhu-Pei
- Área: 3541 m²
- Ano: 2020
Descrição enviada pela equipe de projeto. O CUBE, um projeto de renovação, está localizado dentro do distrito de arte 798, adjacente ao Pace Art Museum e ao Minsheng Museum of Modern Art, em Pequim, China, ambos também projetados por Zhu Pei em 2009 e 2016 separadamente.
A ideia do museu de arte começa com a observação sensível e profunda dos arredores de uma área específica, dessa forma, as antigas plantas industriais são mantidas originais o máximo possível. Nisso, novos edifícios são adicionados, de modo a criar tensão entre os volumes antigos e complementar os edifícios industriais circundantes, como o Pace Art Museum.
O projeto do museu de arte traça a textura do patrimônio industrial original, adota uma série de cubos para moldar a ordem das formas geométricas ortogonais e reflete a lógica de construção e planejamento do distrito de arte 798. É particularmente importante mencionar que o pátio central magicamente variável transforma a praça original cercada pelos três lados das plantas industriais em um pátio relativamente fechado com a ajuda de uma parede de concreto moldada in loco independente. O enorme guindaste deslizante de vigas de aço atravessa as paredes de concreto de norte a sul. Nele são fixadas não somente as instalações de arte, mas também um dispositivo de tração mecânica que permite a abertura das telas com inclinação natural, um arco invertido de formas variáveis. De acordo com o clima e o ângulo do sol, essas telas podem ser abertas e fechadas à vontade para sombreamento e proteção contra chuva. É um local onde as pessoas se reúnem, um local para a cerimônia de abertura e uma exposição ao ar livre.
Este projeto do museu também captura as características materiais das plantas industriais no distrito de arte 798, toma concreto moldado in situ e tijolo vermelho como materiais principais e destaca as características construtivas da junção e transformação entre a forma estrutural e o muro limítrofe.
Mais uma vez, o conceito de projeto explorou formas estruturais sem pilares, estendidas horizontalmente e com expressividade tectônica. As duas salas de exposições recém-construídas adotam a estrutura de concreto moldado in loco de longo alcance e sem pilares. Uma é a viga curvada em arco, que se difunde dos dois arcos adjacentes com a claraboia natural. A outra é a viga multi-nervurada de concreto que transmite as características do próprio material.