-
Arquitetos: cli·ma arquitectura
- Área: 25 m²
- Ano: 2022
-
Fabricantes: AutoDesk, Ikea, Juno, Maderas M. Viera , Tarkett
Descrição enviada pela equipe de projeto. A proposta baseia-se na necessidade de aumentar a área útil da superfície do apartamento, cujo tamanho reduzido é resultado de uma divisão realizada no passado, na qual dois pequenos apartamentos foram obtidos a partir de uma única residência.
Levando este requisito em consideração, foi tomada a decisão de demolir o teto falso, aumentando a altura livre da habitação e deixando a laje de concreto armado exposta. Uma série de planos é introduzida entre o nível do solo e a face inferior da laje do piso para negociar a transição entre os dois.
A superfície de apoio da cama, uma barra que pende da estrutura e uma escada que se transforma em prateleira, assento ou mesa, geram uma paisagem interior complementada pela linha da grade que percorre o perímetro do sótão.
O resultado do projeto é testemunha de sua transformação. O rodapé é removido, e a superfície irregular que permanece é pintada na mesma cor da parede, e o mesmo vale para os blocos não rebocados que foram deixados acima do nível do teto falso.
Em resumo, um sótão do qual as coisas pendem.