-
Arquitetos: nicolasCRUZarquitectos
- Área: 120 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Nicolas Cruz
-
Fabricantes: Comercial El Rey, Estructura de Fierro Arauco, MK
Descrição enviada pela equipe de projeto. O lugar - vistas de uma encosta.
O terreno, localizado em um loteamento privado nas colinas de Pupuya, é caracterizado por seu formato longo e fino (30 x 280 m), com um declive íngreme que cai 85m a leste, da circulação interna do empreendimento (+240,50) em direção a uma encosta dominada por floresta nativa (+155,00). Dada a topografia do terreno, são possíveis diferentes vistas da paisagem; ao leste, vistas distantes dos campos com a Cordilheira dos Andes de fundo e ao norte, a foz do Rio Rapel. A casa está localizada o mais longe possível da rua interna do loteamento, exatamente no ponto onde começa a maior inclinação. Desta forma, a proposta utiliza toda a largura disponível do terreno, gerando um giro em forma de leque, buscando obter o maior número de vistas da paisagem.
A ideia - 4 plataformas, 2 volumes.
O projeto se estrutura por meio de 4 plataformas e dois volumes. A primeira se refere ao acesso, a partir do qual, subindo ou descendo meio andar, pode-se acessar a plataforma do terraço superior ou a plataforma intermediária onde se desenvolve o programa residencial, dividido por esta circulação em dois volumes. A partir desse ponto, desce-se até a plataforma inferior, que contempla os programas de lazer externos.
Programa - público e privado.
A partir primeira plataforma, o percurso segue descendo em direção à plataforma intermediária, com um acesso dominado por um terraço e pela vista da paisagem. Ao norte, o primeiro volume, com mais ar, altura e variedade de vistas, contém a sala principal, sala de jantar e cozinha, assim como um mezanino como escritório ou quarto de hóspedes, que se abre para outro terraço. Ao sul, atravessando o acesso e a circulação vertical, está o volume dos ambientes privados, dois quartos e dois banheiros com vista para o leste. Acima deste último volume há um terraço na cobertura, constituindo a plataforma mais alta do projeto. Finalmente, na plataforma inferior há uma lareira e uma cuba ao lado de uma parede de concreto.
Materialidade - metal e madeira.
As plataformas e volumes são estruturados por meio de uma série de armações de ferro modulares a cada 152,5 cm que são repetidas e variadas para gerar as diferentes plataformas e volumes que contêm os programas. Estas estruturas são preenchidas com paredes e vigas de madeira. Na face externa, os volumes foram revestidos com madeira de pinho 1x4" com tingimento em preto. As paredes internas, pisos e tetos foram revestidos com madeira de pinho e choupo em seus tons naturais, e há também uma parede de cerâmica azulejos verdes e porcelanato escuro nos ambientes úmidos.
Atmosfera - desenhar o externo a partir do interno.
A espacialidade é dominada pelo calor da madeira e pela forma como a paisagem entra na casa, recortada pelas diferentes aberturas nas fachadas.