-
Arquitetos: Ellul Architecture
- Área: 234 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Hamish McIntosh, Rory Gardiner
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa Sandringham é um refúgio para uma jovem família no subúrbio de Bayside, em Melbourne. O volume negro contido está inserido na paisagem sob a copa de um grande carvalho. Uma série de pátios são esculpidos de uma forma simples para proporcionar a atmosfera de santuário no interior.
Conceito:
- A Casa Sandringham é uma residência unifamiliar térrea no subúrbio de Bayside, em Sandringham.
- Um carvalho imenso no jardim frontal comprometeu a casa existente da década de 50, fazendo com que ela caísse em um estado de abandono. A antiga casa era um labirinto de quartos escura e úmida.
- Um briefing minucioso levou a um projeto que satisfez as exigências espaciais do cliente, ao mesmo tempo, que resolveu o volume de forma simples.
- O projeto foi racionalizado para garantir a eficiência e o trabalho dentro do orçamento limitado.
- Materiais robustos/honestos foram selecionados por serem de baixa manutenção e sustentáveis, tendo em mente a longevidade.
- Os quartos foram orientados corretamente. Uma série de pátios e uma abertura zenital na cobertura permitiu que a iluminação/ventilação penetrasse profundamente na planta.
- O projeto passivo foi promovido por elementos de sombreamento articulados e janelas de alto desempenho, maximizando a ventilação cruzada.
- Para a família altamente reservada, a casa precisava ser seu refúgio. Brises/painéis operáveis permitem que a casa seja fechada para o exterior. O paisagismo nativo proporciona uma atmosfera relaxante.
Contexto:
- A casa é por natureza recessiva, como um pavilhão minimalista com paredes pretas inserido no local, garantindo que o carvalho se torne o ponto focal.
- O paisagismo do jardim frontal se espalha pela rua, devolvendo generosamente o domínio público, enquanto configura uma transição para a casa além.
- Era importante que a casa fosse um lugar de refúgio, com pátios fechados proporcionando uma camada de proteção, ao mesmo tempo, em que oferecia oportunidades para um paisagismo tranquilo. Painéis operáveis dentro da cobertura de aço podem ser puxados através do vidro fixo, permitindo que a casa seja fechada para a rua.
Programa:
- A suíte master e o escritório estão voltados para o pátio de entrada privativo, proporcionando uma visão calma e isolada.
- Para minimizar a área ocupada, os cômodos adicionais (retiro, sala de jogos, quarto de hóspedes) foram abrigados em uma grande sala flexível, orientada para o norte e conectada ao pátio coberto.
- O banheiro atende a duas demi suítes para permitir múltiplos usuários.
- Os armários foram integrados no espaço de circulação para maximizar o tamanho do quarto.
- Os pátios fechados oferecem um refúgio tranquilo do mundo além.
- Os espaços de convivência foram conectados ao jardim e aos pátios, ofuscando as linhas entre o interior e o exterior, ampliando a vista e a sensação de espaço.
Orçamento:
- Dado o orçamento incrivelmente apertado, contratar um empreiteiro desde o início foi fundamental para que o projeto pudesse ter um preço fixo para gerenciar os excessos.
- Para garantir total flexibilidade, trabalhamos dentro da legislação vigente para não ser necessária nenhuma liberação especial, o que significava que não estávamos presos a um projeto de um complexo. Esta liberdade permitiu que o projeto evoluísse conforme o orçamento.
- O projeto se encaixou em tamanhos e formatos de materiais padrão. O layout foi orientado por vãos de madeira para garantir a simplicidade estrutural; sem a necessidade de aço estrutural na casa.