-
Arquitetos: BARRI Studio
- Área: 459 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:José Sanchez Masterton, Pauline Personeni
-
Fabricantes: ETHNICRAFT, FARO Barcelona, FLOS, Gofi, HAY, INCLASS, JUNG, Marset, Menu, Nemo Lighting, Santa & Cole, Viccarbe
Descrição enviada pela equipe de projeto. No centro histórico de Palma de Mallorca, a reforma de um edifício de três pavimentos na Carrer de Sant Magi enfrentou a tarefa de equilibrar a recuperação do existente com a necessidade de atualização. Dois apartamentos de luxo estão ocupam os andares superiores, enquanto um espaço de coworking ocupa o térreo.
COWORKING SANT MAGÍ. As instalações de coworking ocupam a largura do edifício e se abrem simultaneamente para a rua e para um pátio interno nos fundos. A generosidade deste volume transversal se dá através de um esforço para abrir estes espaços que antes eram fechados. A operação geral é complementada pela vegetação interna e externa que cria vários graus de privacidade. Uma variedade de opções de trabalho está disponível para atender às necessidades dos usuários.
O programa abriga um espaço aberto com uma recepção de madeira sob medida, cabines de trabalho confortáveis, mesas de reflexão, assim como uma sala de reuniões independente, uma sala de trabalho adicional e uma área de descanso conectada ao pátio. O uso de materiais locais equilibra a neutralidade com a singularidade, enquanto a adição de alguns elementos coloridos acrescenta um toque contemporâneo ao projeto. No espaço de trabalho principal, a parede de pedra local recuperada combina de forma harmoniosa com a suavidade dos móveis de madeira feitos sob medida e das cabines almofadadas.
RESIDENCIAL SANT MAGÍ. Para potencializar a morfologia tradicional do patrimônio local, cada espaço doméstico ocupa um andar inteiro. Embora compartilhem características semelhantes, os apartamentos têm uma abordagem programática diferente em relação à intimidade do edifício. As áreas comuns do primeiro andar estão organizadas em direção aos fundos do terreno, de frente para o pátio, para a paz e o sossego. Em contraste, as áreas comuns do apartamento do segundo andar dão para a rua principal de Sant Magì, enquanto a suíte se orienta para o pátio.
Em uma referência e homenagem ao estilo da ilha, os apartamentos foram projetados com simplicidade: suas características especiais sob medida são o que os diferenciam uns dos outros. Localizada no primeiro andar, a sala de estar do primeiro apartamento abriga uma lareira projetada sob medida. No segundo pavimento está um quarto central de hóspedes com uma estrutura de aço arqueado e uma parede de vidro que dá ao espaço uma atmosfera refinada. Os terraços externos com vista para o pátio criam um oásis no centro da cidade. Trata-se de um espaço único para relaxar e desfrutar do agradável clima mediterrâneo. Respondendo a objetivos estéticos e programáticos, o pátio se abre para o céu e permite que o edifício se resfrie naturalmente durante o verão.