-
Arquitetos: Plan:b arquitectos
- Área: 330 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Alejandro Arango
-
Fabricantes: Cemex, Metroblock, Mosaicos Bien, Sensi d'Acqua
Descrição enviada pela equipe de projeto. Diante da topografia acidentada do terreno em direção ao rio Mendihuaca e um contexto de floresta nativa circundante, propusemos fazer a menor movimentação de terra possível no local, criando um platô estreito e extenso para alocar o projeto.
Desta forma, projetamos uma casa alongada paralela ao rio, onde todos os espaços importantes desfrutam da melhor paisagem e a circulação posterior funciona como uma linha paralela à encosta da montanha.
Os cômodos da casa configuram uma barra térrea que torna necessário o deslocamento pelo local, desde o estacionamento e áreas de serviço, até chegar as áreas sociais e os quartos. A parte da frente da casa tem terraços que aproximam a casa do rio, e a fachada posterior tem áreas de descanso com redes e pequenas salas em contato com a vegetação nativa da montanha.
Propusemos uma estrutura pesada em concreto aparente, resistente e de baixa manutenção; três telhados leves em madeira e tecidos de palmeiras nativas; além de invólucros em persianas de madeira sustentável. O espaço interior possui um piso em concreto aparente, paredes em cores quentes e tons naturais da cobertura. A forma alongada e esguia da casa permite que todos os espaços tenham ventilação cruzada e os telhados de palmeiras controlam a temperatura interna de forma eficiente e econômica.