-
Arquitetos: Plural
- Área: 260 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Maxime Delvaux
Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta comunidade é caracterizada por uma estrutura relativamente homogênea de casas isoladas em intervalos mais ou menos regulares. Os lotes das casas individuais têm jardins, que juntos formam uma paisagem contínua. A casa familiar proposta respeita este desenvolvimento intermitente típico e ocupa o espaço da edificação original. Porém, ao mesmo tempo, tenta criar um volume com as edificações circundantes, acomodando cerca de um terço de seu programa no subsolo.
A casa em si tem três andares, consistindo em dois níveis acima do solo e um subterrâneo, com cada andar representando uma organização espacial formalmente diferente. A marcante escada em caracol que conecta todos os três andares da casa está localizada na parte central da casa, o que permite o layout livre em cada nível. Outros elementos específicos da casa, que complementam o seu volume cúbico básico, são a fachada “utilitária” leste que forma um filtro entre a rua e o interior e a cobertura triangular que marca a entrada da casa pelo lado norte.
O térreo (parte comum) é concebido como uma planta aberta, um espaço contínuo em que os elementos do mobiliário são distribuídos livremente. Aproveita-se ao máximo o potencial da orientação leste-oeste do terreno iluminando todos os ambientes nesses dois lados e capturando diferentes atmosferas ao longo do dia. A planta livre permite diferentes formas e configurações de uso no térreo. A fachada “utilitária” adicional leste, neste caso, forma um filtro de privacidade na rua com um jardim frontal fechado e espaços de armazenamento.
O segundo nível (quartos privados) é estritamente compartimentado, com ambientes nas extremidades entre os quais existem banheiros acessíveis a partir de dois quartos contíguos. A área de serviço central com entradas para cada quarto é iluminada por uma claraboia. A fachada “utilitária” leste neste nível conecta os quartos orientados ao oeste, proporcionando privacidade adequada desde a rua, enquanto na sua parte sul também permite o contato com a luz da manhã.
O subsolo (parte adicional) é iluminado através do pátio abaixo do nível do solo no lado sul da casa e abriga um estúdio multiuso, sauna e sala técnica. É acessado de forma independente por escadas externas diretamente do jardim. O sistema estrutural do volume é constituído por elementos monolíticos de concreto armado. As duas paredes perimetrais opostas ao sul e ao norte sustentam o segundo nível, as coberturas e as divisórias que formam uma viga espacial contínua. O contraventamento da estrutura é assegurado pela verticalidade da escada.