-
Arquitetos: Henry Teixeira Arquitetura e Urbanismo
- Área: 2182 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Felipe Petrovsky
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Av. Beira Mar é a principal área turística da cidade de Fortaleza e é considerada o seu principal cartão postal. Recentemente essa orla passou por um processo de reordenamento urbanístico e arquitetônico aonde, inserido nesse contexto, uma antiga pista foi retirada e criado uma nova, mais moderna e atualizada, para a prática do skate. O skate é um esporte em plena ascensão no Brasil e conta com grandes atletas que se destacam no cenário internacional. Essa cena se ampliou com a recente inclusão do esporte na olimpíada de Tóquio de 2021 e da bela participação do time brasileiro.
O projeto do Skatepark da Av. Beira Mar está situado na praia do Náutico, em uma localização estratégica por seu fácil acesso com relação a mobilidade urbana. O terreno possui um grande potencial paisagístico bem como uma boa vegetação nativa. Uma das principais premissas adotadas no equipamento foi preservar a arborazação mais relevante no intuito de conservar, bem como de proporcionar sombra para a prática do esporte durante todo o dia. A pista se divide em 2 espaços, a street plaza e o bowl: A street plaza é a parte aonde vários obstáculos simulam diversos elementos urbanos para que o praticante realize as manobras, tendo o seu desenho ligeramente modificado e reforçado para permitir uma melhor performance do atleta. O projeto procurou obedecer a topografia do terreno, subdividindo o espaço em vários níveis conectados por transições curvas ou retas, sendo esses interconectados e propícios para que o circuito seja feito com menos esforço por parte do atleta, além de contemplar o valor paisagístico do local.
O bowl é a parte da pista destinada ao skate vertical. É uma modalidade específica do skate aonde os atletas exibem uma performance mais acrobática. É um local para atletas mais experientes e aonde se aconselha um maior uso de equipamentos de segurança. O desenho é composto da junção das formas de um grande círculo com um retângulo, gerando transições que proporcionam uma boa velocidade ao praticante. Para otimizar a construção, essa parte da pista está situada no nível mais alto do conjunto, permitindo a devida drenagem do equipamento. Na transição desse nível mais alto com os mais baixos foi encaixado um pequeno bowl, que serve aos praticantes mais novos e para que os mesmos possam atingir o nível adequado ao maior equipamento. Temos também guarda-corpo em eucalipto, no sentido de prevenir erosão, já que o projeto está na praia.