-
Arquitetos: Atelier Liu Yuyang Architects
- Área: 50 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Junhao Liang, Studio FF, Cheng Zhang
-
Fabricantes: Serge Ferrari
Pavilhão Stargazing
O corpo principal do edifício está dividido em dois espaços independentes. O pavimento térreo é projetado com uma planta dodecagonal, com um espaço de serviço interno definido por uma estrutura de aço leve e vidro. Já no primeiro pavimento, a estrutura hemisférica da membrana tem um diâmetro de 6,6 m proporcionando um espaço de blindagem operável para atividades de observação astronômica. Com 18 colunas finas como suportes de fundação, o edifício "flutua" sobre o solo para minimizar o impacto de sua construção. A estrutura principal é composta por três pares de colunas "em forma de V invertido" que suportam a laje do primeiro pavimento, que não só proporciona uma tensão extremamente visual, mas também fornece estabilidade antivibração suficiente para o uso futuro de observação.
A face sul no térreo é envidraçada do piso ao teto, combinada com uma pequena plataforma frontal, de forma que seu interior interage com playground ao ar livre no pátio. A fachada norte possui uma área de serviço compacta para abrigar todos os equipamentos e painéis elétricos, ela também faz com que esta fachada responda à geometria da escadaria externa saliente, que conduz ao pavimento superior.
O projeto da cobertura e o sistema de iluminação é altamente integrado às estruturas, o que não só enriquece o interior, mas também revela o papel dominante do sistema estrutural e o aspecto tectônico do projeto. A parte superior translúcida no primeiro pavimento irradia uma luz suave e quente à noite, como uma lanterna esférica na zona rural do rio Lijiang, oferecendo um toque sonhador à vila Karst.
Quatro estruturas idílicas
Quatro estruturas idílicas utilizam apoios de bambu e aço para criar instalações de apoio. O espaço configura uma área sensorial espacial contínua para examinar a aparência desordenada dos novos edifícios vizinhos. E, naturalmente, leva os hóspedes da área de desembarque sul para a área de recepção norte.
A estrutura modular fixa atende a diferentes exigências funcionais, com diferentes coberturas. Os volumes têm os seguintes usos: um galpão para bicicletas, um pavilhão para churrasco, um pavilhão aéreo de ioga e uma passarela central. O pavilhão aéreo de ioga utiliza vigas de aço reforçadas com chapa de aço H para suportar as exigências de carga. Além das floreiras sazonais de cornisos, gérberas, outras plantas típicas e maracujás trepadeiras, a paisagem é extremamente excitante e adequada ao clima local.