-
Arquitetos: Batlleiroig
- Área: 63184 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Luis Díaz Díaz
-
Fabricantes: AEI, AEI, Aluman, Cándido Hermida, Cándido Hermida, Daikin, Golain, Golain, Guardian, Marmolería Rey, Marmolería Rey, Rodiñas, Rodiñas, Schüco
Descrição enviada pela equipe de projeto. O edifício Zara.com acrescenta 63.184 m² ao complexo Inditex em Arteixo com um novo volume que se estabelece com uma imagem sóbria caracterizada pela verticalidade. A configuração de seus espaços de trabalho garante a flexibilidade necessária para a empresa, graças a grandes pés direitos livres que obtêm uma melhor qualidade ambiental e amplas áreas de descanso, com vistas e luz natural. Um edifício altamente eficiente que obteve a certificação de sustentabilidade LEED Platinum.
A nova extensão da Inditex segue a recente estratégia de crescimento do complexo, baseada em volumes independentes que incorporam espaços externos para seus usuários com presença de vegetação, gerando ambientes saudáveis que, por sua vez, permitem que os diferentes edifícios tenham as melhores condições de luz natural e ventilação.
A conexão com o novo edifício acontece através de uma nova passarela que completa o grande eixo de conexão interna e permitirá alcançar o novo edifício de forma acessível e muito intuitiva, seguindo a mesma lógica das fases anteriores. O novo edifício consiste em 5 andares de 90×90 m, que se organizam em dois grandes espaços de trabalho com um grande pé direito livre, complementados por espaços de apoio e serviço localizados em um dos lados e no centro do andar. Esta configuração garante a flexibilidade necessária para se adaptar às diferentes necessidades presentes e futuras da empresa.
O sistema de fachada utiliza grandes módulos de vidro de 4,8 metros de altura, altamente eficientes para fornecer iluminação interna para os espaços de trabalho, e incorpora os pilares estruturais no espaço entre os módulos, liberando a planta e aumentando a sensação espacial e a luz natural. A incorporação da massa dos pilares na pele externa contribui também para o isolamento térmico do edifício e reduz sua demanda de energia.
Com os acabamentos de fachada e cobertura em cores claras, o edifício consegue capturar menos calor, controlando o aumento da temperatura ambiente pelo aquecimento dos edifícios, também conhecido como efeito "ilha de calor". A repetição dos módulos da janela gera uma imagem externa sóbria e elegante do edifício, caracterizada pela verticalidade. O uso do branco dá profundidade, contraste e luminosidade ao edifício.
Para uma melhor articulação interna, os cinco pavimento são conectados por escadas largas, promovendo uma mobilidade saudável dentro do edifício. A escadaria principal é desenvolvida a partir de um grande átrio vertical de 32 metros de altura inundado com luz natural. O fato de gerar escadas confortáveis, com luz natural e localizá-las em espaços visíveis incentiva seu uso e, portanto, o bem-estar das pessoas, reduzindo o uso de elevadores e seu consumo de energia correspondente.
Os grandes pés direitos livres internos de até 6 metros em alguns andares permitem uma menor concentração de pessoas por m3. Isso, em combinação com os sistemas de renovação de ar que filtram as partículas nocivas, garante uma alta qualidade do ar internamente em um ambiente de muito baixa densidade.
Todos os novos espaços externos foram pacificados para permitir que as pessoas os utilizem e desfrutem, contribuindo para a diminuição no adensamento e a criação de áreas alternativas de encontro, reunião e descanso. Além disso, cada um dos andares conta com uma ampla cafeteria e áreas de descanso com grandes janelas.
Uma nova floresta com 350 árvores sobre um grande tapete verde de 23.000 m2 aumenta a qualidade do ar e promove a infiltração da água da chuva no solo existente. Esta extensa área verde compensará grande parte da pegada de CO2 da construção dos novos edifícios, melhorará a qualidade do ar e proporcionará áreas externas para a prática de esportes.
A criação de um novo estacionamento para 638 veículos também permitiu um novo acesso a partir da Avenida de Arteixo, o que descongestiona o tráfego rodoviário para o complexo nos horários de pico. Além disso, um grande pergolado com 6.000 m2 de painéis fotovoltaicos cobre o estacionamento, fornecendo sombra ao espaço e produzindo eletricidade.
Em uma tentativa de melhorar a relação com os contextos próximos ao complexo e sua população imediata, será desenvolvida uma nova ciclovia para conectar o complexo com a ciclovia já existente, que corre paralelamente ao sistema natural do rio Arteixo e se conecta com as áreas naturais da costa atlântica.