-
Arquitetos: ScottWhitbyStudio
- Área: 266 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Jim Stephenson
-
Fabricantes: ESW
Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizada em um afloramento rochoso, projetando-se para o Atlântico Norte, a Piscina Jubilee é a maior das cinco faixas de natação de água salgada que ainda restam no Reino Unido e uma parte importante do tecido social e construído de Penzance. A piscina de formato triangular havia caído em estado de abandono ao longo dos anos e estava sob ameaça de fechamento, o que seria devastador para a comunidade local, pois a piscina representa um enorme orgulho para a cidade.
O escritório ScottWhitbyStudio transformou a piscina em um centro comunitário durante todo o ano através de um processo cuidadoso de preservação e interpretações contemporâneas sensíveis do design Art Deco. Uma das intervenções mais importantes é um poço geotérmico que penetra 410 metros no solo para aquecer a água e manter sua temperatura com uma pegada de carbono muito baixa. Ao capitalizar a energia natural, conseguimos criar a única piscina de água do mar aquecida geotérmica do Reino Unido, garantindo que o projeto se tornará uma atração com significado nacional e, portanto, atuará como um catalisador para a regeneração desta incrível cidade.
Do lado da piscina, as escolhas de design e materiais relacionam-se e valorizam as características náuticas do seu contexto. As estruturas existentes foram atualizadas para fornecer uma defesa robusta contra as condições agressivas da orla marítima e dois volumes principais foram criados - um café ampliado e um novo salão comunitário multiuso, ambos abrindo diretamente para um novo passeio público.
O telhado que cobre o comprimento do empreendimento faz referência às formas da própria piscina e transita de suaves ondulações voltadas para a rua para linhas horizontais marcantes voltadas para a piscina, estabelecendo um diálogo entre os dois elementos. Do passeio, a silhueta do telhado ondulado reflete o movimento da água dentro da piscina e remete às paredes recortadas do átrio oposto. O telhado celebra uma condição especial da luz da Península Penwith, trazendo a luz do norte e criando uma área sombreada ao sul. À medida que o telhado é levantado para permitir a entrada de luz no espaço, conexões visuais são criadas entre aqueles no nível do passeio e os transeuntes no nível da rua.
As novas intervenções arquitetônicas de ScottWhitbyStudio conscientemente ficam em segundo plano em relação à estrutura art déco existente, classificada como patrimônio nível II, oferecendo novas instalações para os visitantes que apoiarão a longa e próspera vida útil da piscina.